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29 de dezembro de 2010

COMO FAZER CONTAS DE DIVIDIR

Depois de muito esforço, os alunos da EJA conseguiram entender um pouco sobre mínimo múltiplo comum.

O medo de números com vírgulas também diminuiu após elaborarmos uma técnica sobre multiplicação de números decimais. Lutamos muito para entender aquelas equações fracionárias de primeiro grau e aprendemos um pouco sobre elas. Após isso vencemos mais um desafio importante dentro da matemática, ou seja, da transformação de números decimais para fração.
Agora, a pedido, este estudo é dedicado aos alunos do ensino fundamental a partir da 5ª série (6º ano), da EJA, do ensino regular e enfim, a todos que possuem certa dificuldade em realizar contas de dividir. Após um bom aprendizado deste estudo tentaremos entender a divisão de números decimais.

É muito importante aprender a usar a calculadora como ferramenta de auxílio no trabalho, nas lojas,  nos supermercados, enfim, na vida cotidiana e no âmbito profissional. Você pode verificar como é útil  a calculadora neste artigo: Como tirar porcentagem na calculadora, porém, na sala de aula é muito importante que o aluno  faça e refaça as contas no caderno sem o uso da calculadora. Com o uso constante de celulares e calculadoras em sala de aula, a maioria dos alunos não querem mais saber de fazer contas de matemática em seu caderno e assim, perdem um tesouro do conhecimento muito importante em sua vida, que é fazer contas de dividir, um dos alicerces da matemática que vai garantir ao estudante amor e desempenho pela disciplina ao longo do tempo. Muitos alunos vão ignorando estas técnicas de conhecimentos a partir da 5ª série (6º ano), período ideal para o aprendizado de matemática.

Bom, vamos praticar as contas de dividir.

Calcule o quociente, passo a passo:

a)
O número 264 é chamado de dividendo. O número 22 é chamado de divisor e resultado desta divisão é chamado de quociente.
Como começar? Dos números do dividendo 264, qual é o número que podemos dividir por 22? Será o 2? Não, este é menor que 22. Será o 26? Sim. Este é imediatamente maior que 22. Portanto, vamos marcar o 26 com um tracinho, assim:
Pergunta-se: 26 dividido por 22? Não é 2, pois 2 X 22 = 44. Será o 1? Sim, é a resposta que mais se aproxima de 26, ou seja, 1 X 22 = 22. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 1 x 22 = 22. Pergunta-se: de 22 até 26 existem quantos números? 4 números. Basta subtrair: 26 – 22 = 4. Portanto, nossa conta fica assim:
Vamos jogar para baixo o 4, aquele que está após o tracinho, assim:
Pergunta-se: 44 dividido por 22? Dá exatamente 2. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 2 x 22 = 44. Pergunta-se: Pergunta-se: de 44 até 44 existem quantos números? Zero, basta subtrair: 44 – 44 = 0. Portanto, nossa conta fica assim:
 
O número 12 é o quociente. O número nulo 0 é o resto. Quando o resto equivale a zero, a divisão é exata.
Conclusão: 264:22 = 12, pois 12 X 22 = 264.
Calcule o quociente, passo a passo:
b)
Como começar? Dos números 3168, qual é o número que podemos dividir por 24? Será o 3? Não, este é menor que 24. Será o 31? Sim. Este é imediatamente maior que 24. Vamos marcar o 31 com o nosso tracinho, assim:
Pergunta-se: 31 dividido por 24? Não é 2, pois 2 X 24 = 48, que é maior que 31. Será o 1? Sim, é a resposta que mais se aproxima de 31, ou seja, 1 X 24 = 24. Nossa continha fica assim:
 
Multiplica-se 1 x 24 = 24. Pergunta-se: de 24 para 31 existem quantos números? 7 números, basta subtrair: 31 – 24 = 7. Portanto, nossa conta fica assim:
 
Vamos jogar para baixo o 6, aquele que está após o tracinho, assim:
 
Pergunta-se: 76 dividido por 24 é aproximadamente igual a quanto? Será 1? Não, pois 1 X 24 = 24. Dá 2? Não, pois 2 X 24 = 48. Dá 3? Sim, é o resultado mais próximo possível de 76, ou seja, 3 X 24 = 72. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 3 x 24 = 72. Pergunta-se: de 72 até 76 existem quantos números? 4 números, basta subtrair:
76 – 72 = 4. Portanto, nossa conta fica assim:
Vamos jogar para baixo o 8, assim: Pergunta-se: 48 dividido por 24 equivale a quanto? Dá exatamente 2, pois 2 X 24 = 48. Nossa conta fica assim:
  
Multiplica-se 2 x 24 = 48. Pergunta-se: de 48 até 48 existem quantos números? Zero, basta subtrair: 
48 – 48 = 0. Finalmente, nossa conta fica assim:
 
O número 132 é o quociente. O número nulo 0 é o resto. Quando o resto equivale a zero, a divisão é exata.
Conclusão: 3168:24 = 132, pois 132 X 24 = 3168.

Bom, você tem a base para continuar este estudo. Aplique a técnica e tentem fazer estas:
a) 2472:24 = 103; 
b) 8662:142 = 61; 
c) 1608:134 = 12;

Estas requerem mais atenção:

d) 40400:40 = 1010;
e) 500300:50 = 10006;
f) 4000200:40 = 100005.

Se você leu até aqui é porque teve interesse em aprender sobre divisão e certamente vai gostar do seguinte estudo:



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Espero ter ajudado. Muito grato. Obrigado pela sua paciência. Espero ter ajudado. Volte sempre. Se ajudei, comente (mas, identifique-se). Bons estudos!

214 comentários:

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Unknown disse...

Tudo bem que esta aula ja é antiga, mas só nesta data de hj que fui precisar de uma ajuda assim, pois só agora que meu filho de 9 anos esta no 5¤ ano e as dificuldades começou a aparecer pra mim e pra ele, obrigado pelo conteúdo.
Elísio vc não faz idéia de como esta me ajudando e ajudando meu filho
Parabéns pelo trabalho o mundo precisa muito de pessoas assim como vc.
Fazendo algo para ajudar o próximo.

Unknown disse...

Estudando em 2017
muito bom mesmo !!!

Neide Alves disse...

Eu adorei.
Serve para estudar.

Unknown disse...

Muito bom camarada ajudou muito parabens ?

Unknown disse...

Meu amigo tudo bom? Fiquei feliz por ter um passo a passo tão útil. Mais tenho uma grande dúvida em acréscimo de 0 e vírgula. Por exemplo a questão (a) 2473:24, a sua deu 103 a minha deu 13. Poderia me ajudar com essas duvidas por favor?

Unknown disse...

O meu amigo, gostei com o tanto ampliado o seu passo a passo. Mais tenho dúvidas em relação de acréscimo o 0 e com vírgula. VC poderia me ajudar fazendo favor?

Unknown disse...

Explicações claras e objetivas, me apoiou muito para ensinar a minha filha que está no 3° ano do fundamental. Já tinha esquecido das regras!
Gostaria muito de receber seu conteúdo por e-mail.
adrianacunha.consultora@gmail.com

Unknown disse...

Maria

Otimo!De um jeito bem explicativel e detalhado!Me ajudou bastente!Obrigada!
Abraços!

Unknown disse...

Professor, boa noite. Essas explicações de divisão ajudaram um pouco minha filha.
Minha filha tem 9 anos e está na 4 série do Fund I. Já fiz de tudo mas ela não consegue entender e aprender a fazer divisão. Ela bloqueia não consegue nem começar a fazer a conta. Mesmo a mais simples. Tem alguma maneira de ajudá- la? Alguma maneira mais fácil pra uma criança assimilar divisão? Quero ajudá- la mas nao sei uma maneira mais fácil. Fiz como seu exemplo mas a dificuldade é grande.
Obrigada por seu trabalho. É excelente e sei que vai ajudar muito minha filha

Mayara disse...

Adorei muito , muito obgd... a paz do Senhor lhe acompanhe... Amém...

Unknown disse...

Isso acontece pois o resultado é uma dízima periódica.

rovania disse...

Muito bom ajudou muitooo

Helloiza Alonso disse...

Blog com matérias incrivel para indicar aos alunos de nosso colegio objetivo zona norte, ideia massa, excelente post - dicas TOP para aulas!

Willian disse...

Muito bom, boa explicação não tem como não aprender.

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No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

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Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

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