O estudo das definições matemáticas sobre potenciação é muito importante no dia a dia. É um dos pré-requisitos para estudar na sequência: propriedades da potenciação, introdução à radiciação e suas propriedades, equação exponencial, função exponencial, inequação exponencial e logaritmos. Onde aplicamos, por exemplo, a função exponencial? Podemos aplicá-la no cálculo de juros compostos, no cálculo de crescimento populacional e no cálculo da depreciação de um automóvel.
Bom, vamos dar continuidade ao estudo anterior sobre as aplicações das definições sobre Potências com expoentes inteiros negativos, a partir da 2ª questão (letra e). Nesta postagem teremos 8 exercícios respondidos.
Objetivos deste estudo:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos no estudo anterior sobre Potência com expoente inteiro negativo;
- Dado um número fracionário ou decimal o aluno deverá escrevê-los na forma de potência com expoente inteiro negativo.
As equações deste estudo foram escritas em Latex e podem ser melhor visualizadas com o poderoso navegador Firefox. Bons estudos!
e) $$10^{-3}$$
Passos:
- Coloque o número 1, positivo, no numerador;
- Coloque no denominador a base (10) elevado ao expoente 3. Note que o expoente, que era negativo (-3), fica no denominador com o sinal positivo (3).
$$10^{-3}=\frac{1}{10^{3}}=\frac{1}{1000}\cdot$$
ou seja, um milésimo. Para aprender sobre décimos, centésimos e os milésimos acesse Divisão com números decimais.
f) $$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1}$$
- Coloque o expoente 1 no numerador;
- Coloque no denominador a base (2/5) elevado ao expoente (-1). Note que o expoente negativo (-1), ficará no denominador com o sinal positivo (1). Veja:
$$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1} =\frac{1}{\left( \frac{2}{5}\right)^{1}} =\frac{1}{ \frac{2}{5}}\cdot$$
Eis uma divisão de fração, onde 1 é o numerador e e 2/5 é o denominador. Já estudamos que para dividir um número (1) por uma fração (2/5), multiplicamos o número (1) pelo inverso da fração (5/2), ou seja,
$$\frac{1}{ \frac{2}{5}} =1\cdot \frac{5}{2} =\frac{5}{2}\cdot$$
Portanto,
$$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1} =\frac{5}{2}\cdot$$
Para aprender sobre inverso de um número e divisão de frações acesse: Divisão de frações.
Dado um número fracionário ou decimal como escrevê-los na forma de potência com expoente inteiro negativo?
Vamos lembrar a da primeira definição sobre potências com expoente inteiro negativo:
$$a^{-1} =\frac{1}{a}\cdot$$
Podemos escrever a definição acima da seguinte maneira:
$$a^{-1} =\frac{1}{a^{1}}\cdot$$
Substituindo o exponte 1 por um expoente n (que deve ser inteiro e positivo) vamos obter
$$a^{-n} =\frac{1}{a^{n}}\cdot$$
Ajeitando a equação acima temos
$$\frac{1}{a^{n}}=a^{-n}\cdot$$
Lembrando que o número a deve ser real não nulo.
Vamos à prática:
3º) Dados os números na forma fracionária escreva-o sob forma de potência com expoente inteiro negativo:
a) $$\frac{1}{3^{2}}$$
Comparando
$$\frac{1}{3^{2}}$$
com
$$\frac{1}{a^{n}}=a^{-n}\cdot$$
temos que a = 3 e n = 2. Logo,
$$\frac{1}{3^{2}}=3^{-2}$$
Obs: a definição sobre potências com expoente inteiro negativo exige que o número a deve ser real não nulo. Já imaginou, neste exemplo, se a = 0? O que aconteceria?
Obteríamos
$$\frac{1}{0^{2}}=\frac{1}{0}.$$
Veja que não é possível divisão por zero. Por isso o número a, segundo a definição, deve ser real não nulo.
Escreva com regra prática o número abaixo (que está na forma fracionária) para a forma de potência com expoente inteiro negativo:
b) $$\frac{1}{5^{3}}$$
A resposta é o próprio denominador de base 5 elevado ao expoente (-3). Note que o expoente, que era positivo (3), fica na resposta com o sinal negativo (-3). Veja:
$$\frac{1}{5^{3}} =5^{-3} \cdot$$
Na linguagem do aluno: “joga-se pra cima a parte que está debaixo do 1 (cinco elevado a terceira), com o expoente de sinal contrário (cinco elevado a menos três)”.
Observação importante: se o exemplo anterior fosse dado por
$$ \frac{1}{5^{-3}}?$$
Agora o expoente do cinco é negativo (-3), como proceder neste exemplo? Vale a mesma regra prática:
A resposta é o próprio denominador de base 5 elevado ao expoente (3). Note que o expoente, que era negativo (-3), fica na resposta com o sinal positivo (3). Veja:
$$\frac{1}{5^{-3}} =5^{3} =125.$$
Bom, aproveitamos e aprendemos mais esta técnica, porém, o objetivo deste estudo é sempre converter o número, fracionário ou decimal, para a forma de potência com expoente inteiro negativo. Vamos continuar com este maravilhoso estudo, mãos à obra:
c) $$\frac{1}{4}}$$
Podemos escrever que
$$\frac{1}{4}=\frac{1}{4^{1} }$$
A resposta é o próprio denominador de base 4 elevado ao expoente (1). Note que o expoente, que era positivo (1), fica na resposta com o sinal negativo (-1). Veja:
$$\frac{1}{4^{1}} =4^{-1} \cdot$$
4º) Escreva com regra prática o número abaixo (que está na forma decimal) para a forma de potência com expoente inteiro negativo:
a) $$0,001$$
Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como
$$0,001=\frac{1}{1000}\cdot$$
Obs: se você ainda não sabe transformar um número decimal em forma de fração não fique triste, acesse Como transformar números decimais em fração. É uma técnica que exige prática, portanto, caderno e lápis nas mão.
Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:
$$\frac{1}{1000}=\frac{1}{10^{3} }$$
A resposta é o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-3). Note que o expoente, que era positivo (3), fica na resposta com o sinal negativo (-3). Veja:
$$0,001=\frac{1}{1000}=\frac{1}{10^{3} }=10^{-3}\cdot$$
Este número pode ser lido como 1 milésimo.
b) $$0,01$$
Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como
$$0,01=\frac{1}{100}\cdot$$
Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:
$$\frac{1}{100}=\frac{1}{10^{2} }\cdot$$
A resposta será o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-2). Note que o expoente, que era positivo (2), fica na resposta com o sinal negativo (-2). Veja:
$$0,01=\frac{1}{100}=\frac{1}{10^{2} }=10^{-2}\cdot$$
Este número pode ser lido como 1 centésimo.
c) $$0,1$$
Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como
$$0,1=\frac{1}{10}\cdot$$
Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:
$$\frac{1}{10}=\frac{1}{10^{1} }\cdot$$
A resposta será o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-1). Note que o expoente, que era positivo (1), fica na resposta com o sinal negativo (-1). Veja:
$$0,1=\frac{1}{10}=\frac{1}{10^{1} }=10^{-1}\cdot$$
Este número pode ser lido como 1 décimo.
Obs: para aprender a ler números decimais, como décimos, centésimos, milésimos estude Leitura de números decimais.
Na próxima postagem daremos continuidade a este estudo. Não perca!
18 comentários:
Olá!
Muito boa suas explicações!
Agora sim estou entendendo PERFEITAMENTE esse conteudo!
Parabéns pelo blog!
E MUITO obrigado!
valeu professor ajudou muito
nao era o que eu tava procurando mas se estivesse procurando isso teria me ajudado mtooooooooooooooooooo obrigado
muuuuuuito boa a explicação
parabens msm!!!!!
Muito bom!
eu gostei muito eu adorei essa explicaçao.
Muito bom mesmo, continue assim !
Até já adicionei ao meus favoritos.
gosteii a agora so falta eu saber essa (0,3)elevado a menos1?
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, aprendi muito com seus ensinamentos, práticos e didáticos.
Graças a Deus eu achei este site. Que Deus os abençoe no Nome de Cristo Jesus!
Muito bom, é difícil achar explicações simples porém completas. Parabéns, consegui entender o conteudo perfeitamente.
Muito obrigada
show tenho prova hj e vc esta me ajudando muito
Muito bom, ajudou bastante!Parabéns pelo blog.
Explicação Perfeita.
Boa noite Elísio! Parabéns pelo conteúdo, material de excelente qualidade e que contribuiu muito para o esclarecimento de minhas dúvidas! Flw
Oiii gente eu sou nivea e esse pagina me ajuda muito
Muito obrigado!!Meu professor fala muito rápido e complexo,que não da para entender esse site me ajudou muito!!
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No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.
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Atenciosamente,
Elísio.