-->

5 de outubro de 2014

A Regra da Cadeia em 4 passos

Regra da Cadeia
A Regra da Cadeia, desenvolvida pelo matemático Gottfried Leibniz no século XVII, é uma ferramenta muito importante na disciplina de Cálculo. Para a galera que cursa Física, Matemática e Engenharias a Regra da Cadeia torna-se fácil pelo seu uso corriqueiro. Porém,  para quem não usa a Regra da Cadeia com frequência, a mesma torna-se muito complicada e de difícil compreensão. Para ajudar os que possuem dificuldades em assimilar a Regra da Cadeia, elaborei um passo-a-passo envolvendo uma questão. E, a seguir, você deve calcular facilmente duas questões que são propostas. Espero que ajude a todos. As equações podem ser melhores visualizadas com o navegador Firefox. Bons estudos! 

Exemplo ➠ Calcule a derivada da função abaixo usando a regra da cadeia:


1º Passo - Use a definição da Regra da Cadeia


Precisamos aplicar a definição da regra da cadeia:


Note que a intenção do problema é achar


2º passo - Ache  


De acordo com a fórmula da regra da cadeia, primeiramente vamos achar


Para isso, faremos


Substituindo o valor de u na função dada temos


Derivando a expressão acima em relação a u, resulta em


3º Passo - Ache   


Agora, de acordo com a fórmula da regra da cadeia, devemos achar


Substitua o valor de u e efetue a derivda, assim:


4º Passo - Substitua os valores na fórmula da Regra da Cadeia


Agora, substitua 

e

e o valor de u na regra da cadeia:


Assim,







Desafios para você


Mãozinha tchau
 
Use a regra da cadeia e calcule:



Resposta:




 

Resposta:


Bons estudos!

1 comentários:

Ilza Fujiyama disse...

Olá Elisio, gostei muito do seu post, só que eu, mesmo seguindo os passos a passos não consegui chegar neste sresultado da primeira letra a) como conseguiu encontrar esses expoentes? 10x^9 e 20x^4 ?? agradeço se puder me esclarecer. obrigada.

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo