-->

22 de fevereiro de 2010

O SOL

SolAqui está mais um desafio para os nossos alunos do nível fundamental: Leia com atenção o texto a seguir e resolva os desafios sobre transformação de unidades de medida. Você vai perceber que o texto faz menção a várias unidades de medidas, tais como: quilômetros, toneladas, quilogramas, unidade astronômica, segundos, minutos e quilômetros cúbicos.

Sabemos que o Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta. É o centro do sistema solar. É composto, em sua maior parte, por hidrogênio e hélio, elementos químicos mais simples conhecidos na natureza. Com o lançamento do SDO, pela NASA, teremos mais informações sobre ele.

A luz solar, que demora cerca de 498 segundos (transforme em minutos) para chegar até nós, proporciona as diversas formas de vida na Terra.

O Sol fica muito distante da Terra, ou seja, a uma distância média de 14960000 km (transforme em metros) ou 1 UA (unidade astronômica). Baseado nestes dados calcule a velocidade aproximada da luz . A massa da Terra é aproximadamente igual a 6 milhões de bilhões de quilogramas ou 5,976.1024 kg = 5,976.1021 t (transforme estas quantidades em gramas). O nosso Sol possui massa cerca de 332900 vezes maior que a da Terra, ou seja, 1,989.1030 kg (transforme em gramas).

O volume da Terra é aproximadamente igual a 1083230000000 km3 (transforme em metros cúbicos). O sol possui volume cerca de 1300000 maior que o volume da Terra.

E aí? Não conseguiu resolver os desafios? Se sim, parabéns. Caso contrário, estude no blog as postagens relativas aos seguintes assuntos: medidas de comprimento, medidas de tempo e medidas de volume. Bons estudos!

Veja bons livros de Física, Cálculo e Astronáutica.


0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo