-->

22 de fevereiro de 2010

A SONDA CASSINI CHEGA PERTO DE LUA RHEA

A LUA RHEA

No dia 02 de março de 2010 a sonda Cassini fará um sobrevôo, a 100km de distância de Rhea, uma das luas de Saturno. Rhea já foi fotografada pela Voyager 1, a uma distância de 73000km, em 12 de novembro de 1980. Seu diâmetro mede cerca de 1528 km e sua temperatura de aproximadamente igual a -174°C na parte iluminada pelo Sol e, cerca de -210°C, na sua parte sombria.




Suas crateras se assemelham às crateras da nossa Lua e a do planeta Mercúrio. Muitas de suas crateras possuem picos centrais e com bordas nítidas, parecendo recentes, e outras são muito rasas indicando sua antiguidade. Algumas crateras são grandes, com cerca de 75km de diâmetro e outras são de múltiplos impactos.
Durante um sobrevôo em Rhea que aconteceu em 26 de novembro de 2005, o instrumento da sonda Cassini, chamado de MIMI(Magnestospheric Imaging Instrument), registrou uma diminuição no fluxo de elétrons dentro do campo gravitacional desta lua, sugerindo a presença do que aparenta ser um sistema de anéis tênue de partículas, com tamanhos de grãos de pedras e escombros, ao redor de Rhea. Estas partículas poderiam ser oriundas de colisões de asteróides ou cometas.


FOTO: CRÉDITO MIMI INSTRUMENT/NASA JPL.
 Gráfico dos dados das luas de Saturno chamadas de Rhea e Tétis obtido pelo instrumento que está a bordo da sonda Cassini chamado Magnetospheric Imaging Instrument (MIMI).

0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo