-->

6 de fevereiro de 2010

ADIADO O LANÇAMENTO DO ÔNIBUS ESPACIAL ENDEAVOUR

O lançamento do ônibus espacial Endeavour estava previsto previsto para domingo, 07 de fevereiro de 2010, no Centro Espacial Kennedy (sudeste da Flórida), às 09h: 39min, mas foi adiado para 08 de fevereiro de 2010, às 07h:14min. Foi iniciada a contagem regressiva de lançamento desde quinta-feira, às 07h: 00min. O objetivo principal desta missão, chamada STS-130, é levar os últimos e grandes módulos para a ISS (Estação Espacial Internacional), totalizando 90% da sua dimensão final. Os módulos são chamados de Tranquility (Node 3) e a Cúpula (Cupola). O Tranquility é um módulo pressurizado que irá oferecer espaço adicional aos membros da tripulação e que inclui um sistema de controle atmosférico, compartimento para a tripulação tomar banho, sistema de ligação com outros compartimentos, veículos de transporte para cargas e para os astronautas, sistema de saneamento e de controle ambiental. Sua massa é medida em cerca de 20 toneladas. possui 7 m de largura e 4,5 m de diâmetro. A Cúpula (Cupola), com sua estação de trabalho robotizada, será acoplada ao Tranquility. Sua massa é medida em cerca 1,9 toneladas, possui 2,9 m de diâmetro e 1,5 m de largura. É um módulo de observação que oferecerá à tripulação da ISS uma boa visão da nossa Terra, pois terá seis janelas laterais e uma na parte superior e da mesma serão controladas as operações de manutenção da ISS. A duração da missão Endeavour é prevista para 13 dias.



Tranquility (Node 3). Crédito da imagem: NASA/JCL.



Fotos na seqüência: 
  • Tranquility (Node 3). Crédito da imagem: NASA/JCL, Cúpula (Cupola). Crédito da Imagem: Nasa/JCL - 04 de agosto de 2009;
  • A missão contará com seis tripulantes (da esquerda para a direita): Os especialistas da missão Nicholas Patrick, o piloto Terry Virts, os especialistas Robert Behnken e Kathryn Hire, o comandante George Zamka e o especialista Stephen Robinson. Crédito da imagem: NASA/JCL. 4 de agosto de 2009;
  • A Cúpula (Cupola).Crédito da imagem: NASA/JCL. 4 de agosto de 2009; 
  • Especialista da missão Endeavour: Kathryn Hire. Crédito da imagem: NASA/JSC - 19 de novembro de 2009.

    2 comentários:

    Anonymous disse...

    Quantas caminhadas espaciais os astronautas farão para a instalação dos módulos?

    Grato.

    Elísio Físico disse...

    Se tudo correr bem, para a instalar os módulos os especialistas farão três caminhadas espaciais. Cada caminhada com duração aproximada de seis horas e trinta minutos.

    Gostou do estudo? Comente abaixo.

    No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

    Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

    Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

    Atenciosamente,
    Elísio.

    © Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
    Criado por: Elysium.
    Tecnologia do Blogger.
    imagem-logo