-->

5 de fevereiro de 2010

O LANÇAMENTO DO OBSERVATÓRIO SDO

Foto: observatório SDO. Crédito: NASA.
O observatório SDO (Solar Dynamics Observatory), Observatório de Dinâmica Solar, está com seu lançamento previsto para 10 de fevereiro de 2010, no Centro Espacial Kennedy, Flórida, às 10h:26min (pelo horário de Brasília será às 13h:26min).





O objetivo da missão SDO será fornecer medições da radiação solar e informações sobre o modelo da dinâmica do Sol, como manchas, tempestades solares e outros eventos que ocorrem fora do alcance do espectro da luz visível e que não são captados pelos nossos instrumentos convencionais que podem perturbar o ambiente climático da Terra e do espaço.

Foto: observatório SDO. Crédito: NASA.

O SDO é composto basicamente por três instrumentos: O EVE (Extreme Ultraviolet Variablity Experiment), O HMI (Helioseismic and Magnetic Imager) e o AIA (Atmospheric Imaging Assembly). Estes instrumentos, trabalhando em conjunto, vão permitir aos cientistas obterem boas previsões sobre o clima espacial e um melhor entendimento das causas das violentas atividades solares. Neste post vamos enfatizar mais o EVE.

A saída de raios ultravioletas do nosso Sol muda constantemente. Esta radiação solar é completamente absorvida na atmosfera, ou seja, só podemos observá-la por meios de satélites.

A comunicação via rádio e satélites que orbitam a Terra podem ser afetados pelas rápidas mudanças com que o Sol emite a radiação ultravioleta. O aumento desta radiação causa dilatação na nossa atmosfera superior, proporcionando mais perturbação no ambiente climático da Terra. A dilatação torna o ar mais denso a baixas altitudes, onde muitos satélites voam causando-lhes maior arrasto e, conseqüentemente, tornando-os mais lentos e com maior gasto de combustível.

FOTO: EVE (Extreme Ultraviolet Experiment). Crédito: NASA.

O EVE (Extreme Ultraviolet Experiment), um dos instrumentos que faz parte do observatório SDO, vai medir a radiação solar ultravioleta extrema e sua irradiância solar, com base nas atividades magnéticas solares. O EVE vai melhorar significativamente a resolução espectral solar com muita precisão e exatidão.



Mais informações sobre o SDO pode ser encontrado no link:

0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo