-->

29 de dezembro de 2010

COMO FAZER CONTAS DE DIVIDIR

Depois de muito esforço, os alunos da EJA conseguiram entender um pouco sobre mínimo múltiplo comum.

O medo de números com vírgulas também diminuiu após elaborarmos uma técnica sobre multiplicação de números decimais. Lutamos muito para entender aquelas equações fracionárias de primeiro grau e aprendemos um pouco sobre elas. Após isso vencemos mais um desafio importante dentro da matemática, ou seja, da transformação de números decimais para fração.
Agora, a pedido, este estudo é dedicado aos alunos do ensino fundamental a partir da 5ª série (6º ano), da EJA, do ensino regular e enfim, a todos que possuem certa dificuldade em realizar contas de dividir. Após um bom aprendizado deste estudo tentaremos entender a divisão de números decimais.

É muito importante aprender a usar a calculadora como ferramenta de auxílio no trabalho, nas lojas,  nos supermercados, enfim, na vida cotidiana e no âmbito profissional. Você pode verificar como é útil  a calculadora neste artigo: Como tirar porcentagem na calculadora, porém, na sala de aula é muito importante que o aluno  faça e refaça as contas no caderno sem o uso da calculadora. Com o uso constante de celulares e calculadoras em sala de aula, a maioria dos alunos não querem mais saber de fazer contas de matemática em seu caderno e assim, perdem um tesouro do conhecimento muito importante em sua vida, que é fazer contas de dividir, um dos alicerces da matemática que vai garantir ao estudante amor e desempenho pela disciplina ao longo do tempo. Muitos alunos vão ignorando estas técnicas de conhecimentos a partir da 5ª série (6º ano), período ideal para o aprendizado de matemática.

Bom, vamos praticar as contas de dividir.

Calcule o quociente, passo a passo:

a)
O número 264 é chamado de dividendo. O número 22 é chamado de divisor e resultado desta divisão é chamado de quociente.
Como começar? Dos números do dividendo 264, qual é o número que podemos dividir por 22? Será o 2? Não, este é menor que 22. Será o 26? Sim. Este é imediatamente maior que 22. Portanto, vamos marcar o 26 com um tracinho, assim:
Pergunta-se: 26 dividido por 22? Não é 2, pois 2 X 22 = 44. Será o 1? Sim, é a resposta que mais se aproxima de 26, ou seja, 1 X 22 = 22. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 1 x 22 = 22. Pergunta-se: de 22 até 26 existem quantos números? 4 números. Basta subtrair: 26 – 22 = 4. Portanto, nossa conta fica assim:
Vamos jogar para baixo o 4, aquele que está após o tracinho, assim:
Pergunta-se: 44 dividido por 22? Dá exatamente 2. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 2 x 22 = 44. Pergunta-se: Pergunta-se: de 44 até 44 existem quantos números? Zero, basta subtrair: 44 – 44 = 0. Portanto, nossa conta fica assim:
 
O número 12 é o quociente. O número nulo 0 é o resto. Quando o resto equivale a zero, a divisão é exata.
Conclusão: 264:22 = 12, pois 12 X 22 = 264.
Calcule o quociente, passo a passo:
b)
Como começar? Dos números 3168, qual é o número que podemos dividir por 24? Será o 3? Não, este é menor que 24. Será o 31? Sim. Este é imediatamente maior que 24. Vamos marcar o 31 com o nosso tracinho, assim:
Pergunta-se: 31 dividido por 24? Não é 2, pois 2 X 24 = 48, que é maior que 31. Será o 1? Sim, é a resposta que mais se aproxima de 31, ou seja, 1 X 24 = 24. Nossa continha fica assim:
 
Multiplica-se 1 x 24 = 24. Pergunta-se: de 24 para 31 existem quantos números? 7 números, basta subtrair: 31 – 24 = 7. Portanto, nossa conta fica assim:
 
Vamos jogar para baixo o 6, aquele que está após o tracinho, assim:
 
Pergunta-se: 76 dividido por 24 é aproximadamente igual a quanto? Será 1? Não, pois 1 X 24 = 24. Dá 2? Não, pois 2 X 24 = 48. Dá 3? Sim, é o resultado mais próximo possível de 76, ou seja, 3 X 24 = 72. Nossa continha fica assim:
Multiplica-se 3 x 24 = 72. Pergunta-se: de 72 até 76 existem quantos números? 4 números, basta subtrair:
76 – 72 = 4. Portanto, nossa conta fica assim:
Vamos jogar para baixo o 8, assim: Pergunta-se: 48 dividido por 24 equivale a quanto? Dá exatamente 2, pois 2 X 24 = 48. Nossa conta fica assim:
  
Multiplica-se 2 x 24 = 48. Pergunta-se: de 48 até 48 existem quantos números? Zero, basta subtrair: 
48 – 48 = 0. Finalmente, nossa conta fica assim:
 
O número 132 é o quociente. O número nulo 0 é o resto. Quando o resto equivale a zero, a divisão é exata.
Conclusão: 3168:24 = 132, pois 132 X 24 = 3168.

Bom, você tem a base para continuar este estudo. Aplique a técnica e tentem fazer estas:
a) 2472:24 = 103; 
b) 8662:142 = 61; 
c) 1608:134 = 12;

Estas requerem mais atenção:

d) 40400:40 = 1010;
e) 500300:50 = 10006;
f) 4000200:40 = 100005.

Se você leu até aqui é porque teve interesse em aprender sobre divisão e certamente vai gostar do seguinte estudo:



Por hoje é só! Mas, como você poderá ficar sabendo das nossas próximas postagens? Faça como os alunos da rede estadual, municipal e os Institutos Federais Tecnológicos: vá até o rodapé desta postagem, do lado direito do meu retrato, você clica em cima da palavra e-mail ou no lado direito do blog, onde está escrito "RECEBA POR E-MAIL OS NOSSOS ESTUDOS", você faz o cadastro. Após o cadastro você receberá um e-mail para confirmação. Após você receber e confirmar (não esqueça de confirmar) o e-mail, no momento em que houver outra publicação, você será alertado no seu E-mail sobre a próxima aula.

Espero ter ajudado. Muito grato. Obrigado pela sua paciência. Espero ter ajudado. Volte sempre. Se ajudei, comente (mas, identifique-se). Bons estudos!

214 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 214   Recentes›   Mais recentes»
Naurelita disse...

Que trabalho fabuloso!
Sempre coloco minha filha para estudar e tirar dúvidas no seu blog.Parabéns!
Um ano novo cheinho de felicidade!
Da amiga blogueira
Naurelita

Elysium disse...

Olá Naurelita, tudo bem? Fico muito feliz em saber que estou sendo útil. Obrigado!

Preguiça alheia disse...

Parabéns pelo blog.. obrigado pela visita!

ps.: estou te seguindo!

Fisica nunca foi meu forte.. mais no portugues portugues eu garantiu..rs..

Abraço,
P.A.

Unknown disse...

Helísio, gostei muito, ja tem 6 anos qui finalizei o ensino medio e não lembrava como fazer estas contas na ponta do lápis, obrigado, e parabens.........

Anônimo disse...

oi me chamo robson é um grande prazer fazer esse comentario,sobre éssa sua iniciativa, é maravilhoso existir pessoas como vc,que dividir conheçimentos com outras pessoas. muito obrigado!!

Anônimo disse...

Bom dia, Elísio!

São pessoas como vc que fazem a diferença, tenho muita dificuldade em matemática ou melhor tenho pavor, mas com suas explicações tenho compreendido muito bem. Obrigada por desmatar o Amaazonas da minha ignorancia!

Abraços Lidiane

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho, nos ajuda muito, obrigado mesmo!

Sandra Pereira

Anônimo disse...

Elísio tenho que te dar os parabéns...

tenho 18 anos e ensino médio completo..
isso é ate uma vergonha mais nunca aprendi a fazer contas de dividir... tinha uma dificuldade mtu grande com matemática e pra piorar tinha vergonha de falar que nao sabia fazer... agora estou fazendo um curso de ass. adm. e estava ficando pra tras nas materias... depois que conheci seu blog aprendi mta coisa as coisas sao bem explicadas estou mtu feliz de ter aprendido... Parabéns Que Deus abençoe mtu seu trabalho e sua vida...
Obrigada

Cirandarte - Ciranda de Artes disse...

Olá, estava desesperada pois meu filho tem muita difiuldade com contas de dividir,e só após acompanhar suas explicações, consegui ensina-lo
Muitio obrigada por ajudar tantas pessoas com sua dedicação. Deus te abençõe!!!

Anônimo disse...

Nossa, fabuloso...parabens por se dedicar a ajudar pois muitas vezes achamos que algo tão simples temos como obrigação de saber , mas sempre aparecem duvidas por nao ser algo que praticamos sempre !! obrigada pela ajuda !!! Cris.

Anônimo disse...

Um abraço desde Portugal e muito Obrigado por partilhar de forma gratuita e eficaz os conhecimentos!

Unknown disse...

gosteii vc e otimo prof..vc ensina muito bem abraço...

maria gaio disse...

obrigado ate meu marido que tinha esquecido ccomo fazer gostou parabenssssss

Unknown disse...

sempre pedi ajuda do prof° e nunca me deram uma explicação boa assim, valeu mesmo..

Leticia disse...

eu nunca conssegui fazer conta de dividir com minha prof°
e agora eu aprendi muito facil

kakura disse...

meus parabens pelo seu blog e me ajudou MUUITO
so to usando issu pra estudar os concursos
vlew muito =D

'ਹúหΐσr☮♪✌ disse...

ai !! eu sou 3° ano e só aprende conta de dividir aqui parabénss!! :)

Anônimo disse...

Nossa muito Bom, tenho que dar os parabens, muito bem explicado, eu tenho uma reflexão muitos boa nas matérias , mas matemática não é meu forte, estou no segundo ano do ensino médio, e tem muittas contas regra de três e tudo mais, e o professor novo agora é cheio de sair perguntando alto a respostas das perguntas,esse foi de matemática,pois passei um perrengue,Uma grande vergonha,pois não sabia resposta de uma continha de dividir, e meus companheiros de classe sim, e logo fui notado,e recorri a esse blog,estou tentando ter uma noção melhor com os numeros, alias eles fazem parte do nosso dia a dia,né? e o pior(eu estudo a noite), minha namorada de manhã,no mesmo ano! ela quer mudar p noite,e estou com um medo danado de passar vergonhar na frente dela :( ,desculpa o desabafo,Se leu tudo Obrigado pela compreensão Elísio,forte abraço

Anônimo disse...

nossa esse site é muito importante por que ajuda muitos alunos assim com eu. ass:[L S]

Unknown disse...

Nossa voce me salvou para prova de fisica que será amanha... continue com este otimo trabalho!!!

Suh disse...

E ai nego de boa?
adooorei ver as dicas aqui, estou a concluir o ensino médio e n lembrava dessas dicas rs!
Muito bom! vlw meeesmo.

Anônimo disse...

Elisío Parabéns,
estou no 3º anoda faculdadede nutrição,mas na matematica eu vivo me perdendo,seu blog foi super utilpra mim..obrigada.

Anônimo disse...

muito boa a explicação , me ajudo muito , obrigada mesmo !

Anônimo disse...

Nossa sua explicação e ótima agora sim aprendi, eu sempre fui boa em MTM mais a partir da 6ª série, começei a relaxa MTM : /, mais agora que já estou no 1 ano estou tendo dificuldades , Mais estou aprendendo muito com seu blog de novo ,obrigado por tudo .Continue com este ótimo trabalho!!!

By: Faby

Anônimo disse...

gostei muito vai me ajudar con as provas !!!

Anônimo disse...

Ótima explicação... foi muito bem utilizado. Obrigada

Anônimo disse...

Mto bom msm OBG


Abraços

Anônimo disse...

vc salvou uma vida!!!

Anônimo disse...

Obg,
procurei isso o tempo todo. Por incrivel que pareça terminei os meus estudos, mas foi justamente hoje que aprendi a fazer conta de dividri... Parabéns, vc realmente nasceu com o dom de ensinar.

Anônimo disse...

Vou prestar vestibular pra Ciência e tecnologia e concurso pra PM, este blog estar me ajudando, pq eu tenho muito dificuldades em lidar cm os números!!


PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO!!
xD

Taloma 100% linda disse...

VOCÊ ME TIROU DE UMA ROUBADA

Anônimo disse...

Olá,
muito bom... aprendi bastante com suas explicações. Cálculos e fôrmulas, assustam. Tenho trauma da matemática desde a 5ª série. Agora consegui entender melhor algumas coisas. Obrigada, parabéns!

Unknown disse...

bomdemais facio de apreder

Dayane disse...

gostei muito eu aprendi muita coisa , nao era péssima em divisão agora estou aprendendo melhor . ha depois passa mais pra mim fazer aqui.

jennyfer disse...

obrigada por insinar eu muita obrigado

THAYLLA disse...

bom foi mais ou menos legal porque eu quase não entedi até porque eu só tenho 10 anos, mas é gênial essa maneira de ensinar as pessoas foi bom!!!!!!!!!!!!! THAYLLA

Anônimo disse...

muuuuito obrigado

Anônimo disse...

gostei muito tirei minha duviva muito obrigado continui fazendo este otimo trabalho

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Existindo pessoas como você em nosso país, só trará progresso para aqueles que querem alguma coisa nos estudos.

Obrigada!!!

Anônimo disse...

muito bom, consegui entender muitas coisas que antes ñ entendia. Agora posso ensinar um poco do que aprandi aos outros!

Lisi disse...

Adorei, eu tenho muita dificuldade em matemática, e nunca consegui pegar uma explicação boa com meu professor sobre contas de divisão, e hoje eu teria uma prova e ia me ferrar se não tivesse vindo aqui. Muito obrigada, me quebrou um super galho!

Sheilinha disse...

Muito bommmmm...gostei muito.

Anônimo disse...

Sou estudante de Pedagogia da UFS e estava querendo relembrar algumas coisas de contas de dividir para ajudar uma aiga que irá fazer concurso para nível fundamental. Gostei muito e sei que ela também compreenderá muito bem assim como eu! Obrigada!

Juliana Q. Aracaju Sergipe

Anônimo disse...

Poxa aprendi facio nessas dicas...
esto muito feliz em aprender essas contas de divizão estou concluindo insino medio...
estou dando uma relembrada nos estudos anteriores...

sol disse...

oi Meu nome é Solange
È legal saber que existem pessoas com vc .
Bom eu faço corso de Aux.de Enfermagem e estou no módulo de farmacologia e estou com muitas dificuldades em contas de divisão pois trabalhamos muito com as virgulas e vários zeros por favor me salva........???????Obrigada
meu email :nandy.duarte@hotmail.com

Anônimo disse...

valeu agora eu sei fazer as contas de dividir

Val disse...

Parabéns
Meu fiho adorouu, agora sim ele aprendeu de verdade.


Val

Anônimo disse...

vlw mano terminei o ensino medio fais tempo so uso calculadora acabei esquecendo como fazr divisao a lapes mais em concurso publico que pretendo prestar nao se pode levar cauculadora rs vlw e parabens pelo blog

Anônimo disse...

nossa adorei! eu tenho 18 anos e terminei a escola ano passado e não sabia fazer divisão sem o uso da calculadora e hoje fiz uma lista deles e achei um maximo, super facil. obrigada pela ajuda!

Adalberto disse...

Obrigado, está mim ajudando bastante...

Anônimo disse...

muito obrigado me ajudou muito, tão detalhado e bem explicado ^^ , valeu ^.^

dora silva disse...

ola!a dois anos que tento ensinar a minha filha a fazer divisoes sem grande resultado,muitas vezes acabando por baralha-la mais.hoje,procurando uma forma de lhe explicar melhor,encontrei o seu blog e foi tao simples ela perceber...bastou ler-lhe a explicaçao!!!!mts parabens e obrigado

Anônimo disse...

otimos,excelentes.tira as duvidas de maneira muito clara e simples.

Anônimo disse...

a muito obrigado,ñ sei o que seria de mim sem esse sit.valeu!!!

Anônimo disse...

Perfeita, a forma de explicar o assunto.
Para mim, falar de matemática é um tabú, pois tenho grande dificuldade em assimilar o assunto.
Porém vc consegue transmitir uma forma simples e de fácil ententendimento.
Parabéns.

Raquel Freire disse...

Nossa! esse blog é maravilhoso, eu tinha esquecido como resolver continhas de dividir e realmente voltei a resolvê-las tranquilamente através daqui. Atualmente com um mundo globalizado, que tudo resolvemos no computador, celular....acabamos esquecendo de fazer contas na ponta do lápis, como antigamente!

Anônimo disse...

muitissimo obrigado. estou muito grato consigo por eu ter aprendido as coisas que aprendi aqui. um abraço

Anônimo disse...

EU FAÇO MEU FILHO DE 12 ANOS ESTUDAR AQUI ADOREI BJS.

Anônimo disse...

gostei muito desse cite eu aprendi muita coisa estou na 4 serie e explica mais estudo muito nesse cite é muito bom!!

Anônimo disse...

adore aqui eu tiro minhas duvidass obrigado

Anônimo disse...

Oi boa noite, meu nome é Verônica passei o dia procurando um blog com explicações claras pra ajudar minha filha de 8 anos e o seu foi nota 10 parabéns muito obrigada, que Deus te abenções e ilumine você para continuar fazendo esse trabalho maravilhoso!

Anônimo disse...

nossa cara muito obrigado mesmo por compartilhar sua experiência, tenho 17 anos terminei o ensino médio e já não me lembrava mais como fazer contas de dividir e agora lembrei é muito fácil, valeu mesmo.

Anônimo disse...

Muito obrigado Elísio! Me ajudou bastante, estava com dificuldade em lembrar. Tenha um ótimo dia!

Anônimo disse...

aprendi divisao agora so falta portugues

Mateus disse...

vlw,me ajudou muito!antes eu odiava matematica,agora to começando a gostar.
E ma ajudou principalmente na prova!

Anônimo disse...

Vlw por ajudar tinha esquecido como se faz conta de vidivir

Anônimo disse...

Muito bom tão de parabéns e muito gostoso de apreder dividir

Anônimo disse...

parabéns muito bom o ensinamento já não lembrava mais como faziamos essas contas e agora posso ajudar minha filha na 3° serie obrigado!

natalia nemeth disse...

eu sempre tive dificuldade em divisão com dois números agora com a ajuda desse site me ajudou muito obrigada não tenho outra palavra pra falar alem de obrigada

Anônimo disse...

Parabéns, tenho vinte anos e não sabia dividir, usava a multiplicação para obter o resultado, parabéns.

Anônimo disse...

obrigado!esse site é muito bom para quem não sabe de divisão.

elisangela disse...

Adorei não sabia como ensina a minha filha agora já sei obrigado .

jaker disse...

obrigado eu ja nao me lembrava de fazer contas de dividir quando tiver duvidas ja sei onde posso vir

parabens pelo blog


atenciosamente jaker

Daniel passos disse...

muito obrigado pelo blog estava procurando como fazer uma conta de dividir com virgula a uns 30 m agora achei e esta muito fácil obrigado.

Anônimo disse...

Consegui aprender um pouco sobre isso muito obg por fazerem esse site

Anônimo disse...

obrigado eu tenho 16 anos e não sabia dazer uma continha de dividir direito

Jessica disse...

Adorei eu estou na terceira serie é aprendi muito

adriele disse...

olha eu amei viu eu nao saia nada grasas a esse blog eu apredi tenho13 anos e to na .6serie obrigDOo MESMO TA me ajudo bastaste

Anônimo disse...

oi meu nome é ana eu fiquei doente muito tempo
aii to com dificudade de dividir :/ eu acho que ér pq eu fiquei muito tempo sem estudar perdi a pratica no outro ano vou começar a estudar aii eu quero ta praparada voces mim ajudam ?

thamyres disse...

bom eu acho que aprendi com suas explicaçoes tenho fé que na escola vou mi dar bem

Anônimo disse...

Ammmeeeeiiii, era justamente disso que eu precisava para continuar motivado, pois eu não sabia dividir

jhonny disse...

Olá, meu nome è Jhonny tenho 11 anos, E eu estou nas olimpíadas de matemática, tinha esquecido como que faz divisão com dois números mas agora me lembrei graças a você,
Obrigado!!!

Anônimo disse...

Tirei nota máxima no teste,obrigado mesmo

Anônimo disse...

Bom dia meu nome é Andreia, preciso de ajuda pois tenho um filho de dez anos e ele esta com dificuldades em divisão, ele esta na 4ª serie,gostaria dentro dos possibilidades de receber exercícios que facilite a compreensão dele na execução da conta de divisão com um e dois numeros no quociente meu email lino-andreia@bol.com.br

Anônimo disse...

gostei muito e estou aprendendo bastante gracas a voces ..................

Anônimo disse...

por favor me mande como posso resolver essas questões pois estou estudando para concurso e n sei resolver números grandes como esse tem como mandar o passo a passo meu e-mail é paaula_alves01@hotmail.com

20.000,00/280.000,00=7

Anônimo disse...

Elisio quero te agradecer pelo contato,sei que você é uma pessoa muito requisitada e ainda teve um tempiho pra responder meu email, bom a dificuldade é da minha Parte sou mãe e gostaria de intruir meu filho de maneira que ele entenda e não venha perder o gosto dessa matéria,fique com Deus e muito obrigada desde já.

Kelvin Santos disse...

Olá Professor Elísio, Sou Estudante e Preciso com Urgencia, Armar duas Contas de Divisão Para Amanhã 18-11-11Por segunda Vou Ter uma Prova Que Vai cair Numeros Grandes, Mas Não Consigo, Preciso de Sua Ajuda, Gostaria que Você me Mandasse As duas Contas Feitas para meu email Como o Maximo de Urgencia, Para Mim Usar como exemplo...

Email: kseveri@r7.com

Contas
7693 Dividido Por 360

120576 Dividido Por 360

Já..., Desde Então Agraço Pela Ajuda... =)

Anônimo disse...

vc salvou uma vida!!!muito obrigado

Anônimo disse...

Valeu pela ajuda cara, estou no segundo ano do colegial e não sei dividir exatamente, é uma vergonha, mas vou procurar estudar mais.

Anônimo disse...

Parabéns Professor Elísio, gostei muito!

Anônimo disse...

Adorei e aprendi muito estou na 5 série e estava com dificuldade em divisão obrigada vcs me ajudou

ju disse...

muito obrigada mim ajudou muito já parei de estudar há anos e não mim lembrava e precisava ajudar minha filha a estudar para a prova

Anônimo disse...

mt obrigado!
ja sei novamente fazer contas de dividir, hey!

Henry disse...

como fasso para dividir 3.00 por 1.96 por favor se puderem me ajude

felipe disse...

nossa! parabens pelo site.. explendido! eu taa com duvida na divisão e vc me ajudou muito... parabens

Anônimo disse...

oii eu me chamo micaelly e gostei muito do seu blog eu ñ sabia que conta de dividir é tão facil seu blog me ajudou muito na escola minha professora ñ me ensinava muito isso mais agora que aprende estou muto feliz o senho é um excelente professor queria velo pessoalmente para agradecer a ajuda aritmética nunca foi o meu forte eu nunca gostei mais agora estou adorando é muito boa ñ estou mais com nenhuma duvida agora sei dividir e fazer varios tipos de contas gracas ao senhor que me ajudou bastante nisso eu so tenhomque agradecer bastante por isso minha mãe esta bastante feliz e esta mandando um beijo para o senhor e disse muito obrigado e eu digo a mesma coisa gostei muito do seu blog, sou sua fã numero um, queria telo como meu professor de verdade se ñ fosse o senhor ñ sei o que iria acontecer so tenho que mandar varios beijos de agradecimentos para o senhor que me ajudou bastante que eu estava precisando de verdade ahhhhhhh se ñ fosse o senhor viu ~~n sei o que eria acontecer um grande beijo para o senhor um grande abraço de agradecimento o senhor me ajudou bastante nessa hora dificil da minha vida na escola a matéria que eu mais gostava era portugues mais agora graças ao senhor é matematica que agora eu sei de tudo milhoes de beijos de agradecimento para o senhor te adoro e um grande abraço que deus te abençoe ainda mais e te der mais sabedoria ainda para ajudar mais pessoas como me ajudou agora tá!!!!!!!!!
um beíjão para o senhor xau xau!

Anônimo disse...

Nossa!!! Parabéns aos autores do blog. Eu precisava estudar divisão, mas há muito tempo não fazia uma conta de dividir. Fui tentar e não saiu nada. O conteúdo do blog me ajudou muitooo... Tenho uma prova importantíssima amanhã. Consegui esclarecer todas as minhas dúviidas. Obrigado!!!

Anônimo disse...

me ajudou muito
foi muito util a mim
Obg. :)

Anônimo disse...

Cara to besta desde a quarta série nunca entrva esse negocio de DIVISÃO na miinha cabeça aii eu penseii nada que a INTERNET não possa ajudar aii acheii esse Blog e aprendii fácil velho gosteii muito parabêns e continuem assim pq tenho certeza quem tem muitas pessoas aii que querem aprender e se achar esse SITE aprendrá rapidinho bjs

Anônimo disse...

OBRIGADO ME AJUDOU A ENSINAR A MINHA IRMÃ DE 8 ANOS VALEU.

Anônimo disse...

obrigado eu tinha esquesido como fazer mas vcs me ajudrao

Anônimo disse...

eu adorei as dicas de como fazer as contas pois agora eu vou praticar bastanate.
obrigada pelas dicas e eu tenho certeza que vou arrasar nas provas

rodrigo disse...

olá amigo meu nome é rodrigo tenho 21 anos e to na terceira seri parei de estudar por causa do trabalho porque se não eu não iria consegui sustentar minha familia etc.estou aki pedindo ajuda não tem como eu estudar porque trabalho anoite e lembrei como se faz contia de dividir atravez de vc brigado mais espero poder aprender mais me add se poder kiko_rsv@hotmail.com

MAYANA disse...

Oi sr. Elisio, me chamo Mayana sou de Parnaíba no Piauí a cidade do Delta das Américas ; gostei bastante de suas dicas na divisão,eu fiz o fundamental menor há muitos anos e com o fácil acesso as calculadoras já não sabia mais fazer contas na ponta do lápis, parabéns pela sua iniciativa,vou pedir para minha irmã que é professora divulgar se blog para os alunos dela,um abraço.

pH disse...

Parabens! Obg Ajudo

Anônimo disse...

Nossa muito bom! Bom não maravilhoso! Parebéns!


Ass: Lana Macêdo

Guilherme disse...

Oi muito obrigado por tudo,você me ajudou na prova!eu não tenho tempo para ficar estudando em casa!se eu não passa vou fica sofrendo de bully,obrigado me amigo me ajudou muito.Guilherme.!ººº

vivendo e aprendendo!! disse...

oi meu nome e BRUNA e eu preciso muito saber como que se arma e resolver a conta 45 dividido por 4! ficaria muito grata se o senhor pudesse me ajuda!!!

Anônimo disse...

Adorei, sempre tive dificuldade de aprender, desta maneira ficou muito mais claro! Obrigada.

Anônimo disse...

gostei muito desse ensino pq aprendi coisas novas...........amei.

Anônimo disse...

Esse site Me Tirou As Duvidas Ainda Mais Na minha Prova!

spike disse...

Meu deus,como isso me foi extremamente útil eternamente grato

Anônimo disse...

Como é maravilhoso saber q ainda existem pessoas q sabem partilhar o bem e o dom q recebeu de Deus,sim,eu sei q vc deve ter sido um menino estudioso,dedicado e interessado nos estudos para ter se tornado nesta pessoa, mas saber partilhar é mto mais q um dom, é ser de Deus.Obrigada!!!

Anônimo disse...

muito obrigada me ajudou muito "antes da volta as aulas"

Anônimo disse...

olà!
gostei muito mas vou ler mais para saber tenho 11 anos e nao sabia dividir com dois numeros agora ficou bem mais facil!!
obrigada e uma sugestao : sempre poe continha sem fazer para nos fazermos ia ser muito legal
obrigada!!!

Anônimo disse...

depois dessa esperiencia eu acho q vou me da bem nos estudos tenho 11 anos e uma vergonha nao saber nada de divisao obrigado bjs

Anônimo disse...

Oi Elisio...
Adorei seu blog...foi muito util, estava com dificuldades para ensinar meu filho a fazer divisão, ele esta na 4º serie do ensino fundamental e da maneira que eu estava ensinando, esta deixando ele mais confuso...rsrs...
portanto valeu tanto para ele quanto para mim.
Muito Obrigado.
Agora ja sei um lugar para tirar minhas duvidas.
Roseli.
São Paulo.

xuxa disse...

gabriel carlos elias pedroso
EU ACHO ESSAS CONTINHA MUITO DEFICEIS DE RESPONDER MAIS PRA TEM JINGA SABE FAZER ESSAS CONTINHA É DIMAIS FAZER ELAS POR QUE ANTES EU NÃO SABIA FAZE ELEAS MAIS AGORA TO QUALSE CRAQUE POR FAZER ESSAS CONTINHA E SÃO BEM LEGAIS ANTES EU NAÕ GOSTAVA DELAS EU NÃO SABIA MAIS HOJE EU APRENDI É DIMAIS DA CONATA GENTE DE DEUS MA DAR ME FOÇAS NOSSA SENHORA POR QUE ESSAS CONTINHA É DIFICEIS PRA BURRO.

elaine cristina disse...

amei, muitoooooo, vou tentar aprender hoje mesmo.

ana disse...

gostei dos das continhas de dividir!!

yago disse...

adorei o estudo valeu yago piai

julianny disse...

é muito bom esse estudo eu começei a estudar ontem pois eu tinha esquecido como fazer divisão mais agr to quase craque*-*uhhuuu..bjbj

edson frazao disse...

me ajudaste imenso continue assim parabens

Fernanda Félix (Nega Cabulosa) disse...

Amei estou no 1º ano do ensino médio e tinha duvidas pois não pratiquei muito, muito obrigado que Deus lhe abençoe!!!

Marcos disse...

Elísio parabéns adorei seu blog continue postando mais coisas nele pois hoje aprendi varias contas de dividir obrigado :D Um Abraço

Adriana Lopes disse...

Olá! Estava pesquisando na net um passo a passo sobre o ensino da divisão por dois números, já que estou lecionando pela primeira vez no 5° ano do E. F. e já faz muito tempo que aprendi esse conteúdo..rsrs....
Saber fazer é uma coisa....explicar é outra bem diferente. Por isso, obrigada por me ajudar e, consequentemente, ajudar meus 36 alunos.
Abraços

Leomarques Alexandre disse...

Tem pessoas que usam a INTERNET de forma fútil, mas hj descobri que posso aprender mais com ela... após terminar o fundamental, médio, ingressa no superior (desistir) ir para o cursinho de Horizonte, aprendi a dividir... É SERIO

Mirian disse...

CARAMBA NÃO TINHA MELHOR MANEIRA DE ME EXPLICAR! É UMA VERGONHA MAS ESTOU NO TERCEIR ANO DO COLEGIAL E NÃO SABIA ATÉ O EXATO MOMENTO CONTAS DE DIVISÃO.TUDO BEM QUE PARA SABER COTAS DE DIVISÃO TEM QUE SABER A TATUADA NÉ,ENTÃO TREINO MIAS AINDA.MUITO OBRIGADO VIU

iasmim.s.barcelos disse...

Poxa hoje eu entendi !Já havia me esquecido como fazer a conta, pois tudo eu fazia de cabeça.obrigada.

✿Inflorescência✿ܓ disse...

Olá. Menu nome é Patricia Magalhães. E prestes a prestar um concurso público, fiquei desesperada porque havia me esquecido quase tudo sobre matemática e números...rs Mas achei muito interessante e bem explicado. Ajudou muito a refrescar a memoria. Seguindo esses exemplos, vou me dedicar bastante. Obrigada.

jeneffyemanuelle disse...

Eu adorei me ajudou muito amei obrigado a o blog

Lany Gremory disse...

Véi, ensinei o meu irmãozinho a fazer tarefa em 1 hora, pensando que ia durar 1 ano!

John disse...

Muito bom o blog!!!!

✿ 'รเφяเ∂∂ φяลžเэℓℓэ Ϟ disse...

Nossa gostei muito do seu blog eu não sabia fazer conta de dividir e su blog me ajudou muito agora é só treinar bastante para mim ficar crak em dividir
obg por ter me ajudado agr eu sei o significado de tantos numeros :D

brendinhaa ô.Ô disse...

ooooi o meu nome é brenda e eu estou surpreendida com isso,por quê muitas pessoas estavão tentando me ensinar entrava na minhcabeça,na hora e depois sai tudo ficava branco sabe.
e com ajuda de voçês eu cosegui uhu !!
muito obrigada a ajuuda de voçês valeu mesmo =)

camaleon disse...

muito bom este blog apledi bastante.

Unknown disse...

eu achei muito interessante por que a gente aprende muitos modos
muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Gostei muito deste site...O senhor está de parabéns, quero me dedicar sempre e sempre pra reforçar este meu aprendizado!

Unknown disse...

muito bom esse ensinamento adorei amei muito bom mesmo!!!!

Unknown disse...

eu sempre tive duvidas com essa conta de divisão porem minha professora de matemática não tinha tempo pra poder me ensinar passo a passo mais esse blog e excelente e ensina tudo passo a passo. Perfeito adorei ajudo muito

juangabriel.com disse...

zelina ribeiro de Salvador e muito bom a maneira como vc ensina por que da pra qualquer pessoa aprender por que e passsda de maneira muito clara e objetiva gostei muito obgrigada

Unknown disse...

ola professor meu nome é douglas e eu estou com muita dificuldade em media aritmetica ponderada equações de 1° grau media aritmetica e expressões e tambem potencia se o senhor tiver msn me passa para poder me ajudar e vc fez um otimo trabalho colocando este blog assim aprendo um pouco

yago araujo sampaio disse...

ai,valew Elisio....me ajudou muito cara...muito obrigado!!! e continue com o seu bom trabalho....

Unknown disse...

Olá!! Meu nome é melissa e tenho 12 anos eu pratiquei muito os estudos que o senhor compartilhou com quem se interessa eu me interesso muito ,e também as vezes tenho algumas dificuldades você me ajudou muuuuuuito espero conseguir tirar notas altas agora pois eu não estava indo bem mais agora com sua ajuda e espero que Deus me ajude de uma forma esbelta obrigada eu agradeço pela sua ajuda!!!!s2s2 Tchau tenha um bom dia! que deus sempre esteja te abençõando com esse trabalho super legal!

Unknown disse...

Parabéns professor, seu site é um "salva vidas", me formei no ensino médio há 13 anos, não lembro mais várias coisas, principalmente exatas, que nunca gostei, apenas estudava pra tirar a média e não ser reprovada, agora portanto estou as voltas com o vestibular, e como não tenho condições financeiras para pagar o ensino superior, preciso de bolsa ou seja preciso acertar muitas questões e com o seu blog que explica "tim tim por tim tim" me ajudou a relembrar as coisas do passado... Obrigada pelo seu blog e por ajudar desconhecidos como eu a realizarem seus sonhos.
Parabéns!
Débora.

Unknown disse...

essa conta e boa para mim que eu nao sei conta de divisao

Hellen Cristina disse...

minha professora passa isso pra mim direto mas nao entendo agora eu aprendi direitinho graças a Deus

BrunaLaiis disse...

muito bom eu com 18 anos ja concluindo o ensino medio não sabia fazer essa conta sempre me virei ate da de cara com o enem ne tive que aprender vi videos muitas coisas e nada ate achar esse blog que foi a minha luz obrigadaa mesmo muito bom

Unknown disse...

Ajudou-me imenso. Por isso agradeço com toda a sinceridade.

Muito Obrigada!
São pessoas assim que tornam a Internet num material tão indispensável e importante.

Unknown disse...

agradeçoo a ajudaa entendi agoraa

Unknown disse...

parabens é importante aborda temas fundamentais mim ajudou muito aliais a muitos obrigada Deval

xuxa disse...

gabriel carlos elias pedroso
essas cotinhas elas são muito deficeis de resolver pro que tem que conversar com os numeros pra vesse esse resultado ta ser gente vamsi apreder continha de dividir minha gente.

Ryan S. disse...

obrigado assim vou passar no saresp

mauri disse...

GOSTEI E ASSIM VOU TIRAR NOTA BOA NA PROVA OBRIGADO

Unknown disse...

cara muito bom show de bola muito bom mesmo

Elysium disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANA RÚBIA disse...

olá,profºElísio sou estudante do curso de odontologia e tenho muita dificuldade em regra de 3 e divisão que usa muito nesse tipo de calculo,sua explicação passo a passo de como fazer contas de divisão com virgulas me esclarecerão muitas duvidas que havia tendo.Só notei que não houve conta com zeros nem no divisor e nem no dividendo...onde também tenho certa dificuldade!!!=D grande abraçoo

Unknown disse...

Wesley - rj .
muito obrigado, nunca achei algo que me explicasse tao bem, nem com os professores de matemática consegui apender u.u thanks

Unknown disse...

muito bom parabéns

Unknown disse...

Anne, Manaus-AM
Amanhã tenho uma entrevista de emprego e fiquei sabendo que terei uma mine prova de português e matemática. Dividir, para mim, sempre foi um bicho de sete cabeças, mais ainda quando eram números extensos. Pedi ajuda do meu namorado e ele me indicou aqui! Fiquei mega feliz por ter aprendido tão rápido o que eu não consegui aprender em anos! Parabéns pelo trabalho, desejo mais sucesso! Agradecida!

amiga disse...

eu agradeço por essa dica sobre a divisão de três números

Nilson Mello disse...

Parabéns Helísio...pessoas como você faz a diferença!

Unknown disse...

nossa amei pois os meus teather nao ensinavam muito bem e agora estou na oitava e nao nao sei fazer contas de dois numeros na chave

Unknown disse...

valew cara me ajudou muito obrigado

Carol disse...

Gosteimuito, como faço para participar?

Rômulo Alves disse...

Muito obrigado, me ajudou bastante.
Muitos amigos do colégio (Ensino médio) haviam esquecido desse "método" de fazer a divisão, é mole?
Mas, muito obrigado.
Até mais.

Erisson barbosa disse...

Professor Elísio, seu site é demais aprendir varias coisas aqui obrigado.
é Parabéns pelo site maravilhoso porque seu site mostra direitinho como se faz as contas e muito mais... com as imagens

Unknown disse...

nossa muito bom msm !!! ajuda a gnt bastante na hora da duvida !! eu tenho um pouco de dificuldade em divisão. mas graças a esse site eu agr entendo melhor !! :) vlw ai galera , essa site e de 1000 :)) gostei muitoo

Unknown disse...

Valew. estava precisando pra fazer uma prova com frações. muito obrigado vc ajudou muito

Unknown disse...

ótimo ! Me ajudou muito.. Já que estou na 4 Série (5 Ano), eu havia esquecido como se efetuava uma conta de divisão com 4 números. Valeu ajudou muito !!!

Unknown disse...

aproveite e agradeço ,o felicito pela disponibilidade

Bruna Andrade disse...

olá! Obrigada pela paciência de fazer um passo a passo tão minucioso! Tive um ensino de matemática bem ruim e ficaram muitas lacunas no meu conhecimento básico que dificultam meu aprendizado de coisas novas em exatas. Seu blog está ajudando bastante, obrigada!

Paulo Duque disse...

Caramba, muito bom. Estava precisando relembrar como fazer essas coisas simples pra retomar as difíceis. Obrigado mesmo. Foi muito útil e simples, gostei da explicação. Abração.

sala magica disse...

EU APRENDI VIVAVIVA

Ghabriella Bruna disse...

NOSSA eu tenho 11 anos tou na 5 serie minhas aulas começam daqui a uma semana estou aprendendo muita coisa no seu blog não conseguir fazer aquelas continhas é dificl mas vou tentas Tchau Um bjo.

Unknown disse...

Cara, muuuuuito bom, irei começar a dar aulas pra um grupo de amigos que sairam da escola faz tempos, e tentar fazer com que eles tirem boas notas no enem, e nao estava sabendo como começar, mas com esse trabalho já vou saber melhor o que fazer.. Parabéns :D

Unknown disse...

é gostei é muito bom aprende muito é 100000

Samuel Schmidel disse...

boa tarde amigo, estou tentando resolver uma conta e nao estou conseguindo a finalização dela, pode ser que eu esteja errando em algo. poderia realizar me enviar pra mim ver como devo fazer? esta é a conta 326:24=13,58333... so que nao consigo finalizar o resto como zero... rsrs da pra me ajudar?

Victor Oliveira disse...

Cara, acho que você nem deve ter noção do quanto ajuda com o seu blog... Perfeito o seu conteúdo, parabéns!

jane disse...

Ola Elisio
Obrigado me ajudou muito,faz um tempo que eu que nao pratico ser vc me passa alguns exercicios vou agradecer.
Att jane

monica disse...

muito útil, bom de estudar tudo bem explicadinho belíssimo trabalho parabéms pelo blog

Unknown disse...

Vlw ajuda Elisio estava presiando relembrar as regras de divisao para fazer no papel e seu blog foi um dos melhores explicação clara e objetiva

Lucas Pires disse...

Claro e objetivo continue mandando mais explicacoes pois essa nos ajudam significativamente ....abç

Lucas Pires disse...

Muitas de minhas duvidas foram sanadas,pois tu és bem objetivo e claro nas explicacoes e contruiu mto para meu aprendizado,espero ovter mais explicacoes pois é assaz meu sentimento pela ajuda que recebeste...Um abraço...

Lari :3 disse...

OBRIGADA
obrigada mesmo
pois eu cheguei no 1º ano
esquecendo as contas de divisão e isso me ajudou bastante

assa disse...

Parabéns moça por ter conseguido, sucessos !

Unknown disse...

Por favor como resolvo
2548÷50

Unknown disse...

Eu tenho muita dificuldade nessa conta ,mas só nela estou no 2 ano eu nunca aprendi ,tou estudando ela para me da mas bem em matemática

Unknown disse...

Muito Obrigada! Me ajudou demaaais! :)

Unknown disse...

Cara, muito obrigado...
Larguei a escola há anos, e voltei agora pra recuperar o tempo perdido, sempre fui bom em Matemática, mas é como dizem, a Matemática facilmente se esquece sem prática, e nessa falta de prática, eu não lembrava de maneira nenhuma como resolver uma conta de divisão sem ser com alguns truques que eu usava desde criança...
Depois das explicações e horas de dor de cabeça, consegui chegar aos resultados das questões usando a forma correta...

Muito obrigado mesmo, isso ajudou bastante...

Unknown disse...

Oii tudo bem?
Primeiramente parabens pelo seu trabalho..
Gostaria que me esplicasse como eu faço pra resolver por exemplo a questao de probabilidade.. 150:200?

larissa gomes disse...

ola me entereço muito por matematica e seu blog esta me ajudando muito ja pesquisei muitas coisas mas nei uma delas me ajudaram assim como o seu blog me ajudou e esta me ajudando sempre me enteresei por matematica e portugues minha mae nem presisa mandar eu estudar por que quando ela manda eu ja estou estudando passo a tarde toda estudando e aprendo com a sua ajuda vc esta mudando a minha vida muito muito muito obrigado mesmo.....

Anônimo disse...

PARABÉNS! pelo seu blog,nota 1000!..rsrrs..obrigado por ajudár-me..de qualquer forma...kk..

Unknown disse...

Meus parabéns ajudou bastante

filipe disse...

Estou muito satisfeito com esses ensinamentos,muito obrigado min ajudou muito

Unknown disse...

me ajudou muito.muito obrigada deus abençõe
bom dia

Unknown disse...

muito bom !!

Unknown disse...

oi vc tem algum tutorial sei lá pra ensinar a decorar atabuada mais rapido ?

Unknown disse...

Olá, acompanho o seu blog, e é de grande ajuda. Mas têm uns "porquês" nas operações de divisão que me confunde muito,gostaria que você me ajudasse, já que é especialista no assunto. Como faço para dividir 6000 por 60? detalhadamente, e porque o resultado é 100??? E no caso fica explicado essa questão, dá forma mais clara? O que quero saber, pode se parecer bobo, mas é uma dúvida que está me deixando, não consigo entender o porque, como fica montada a equação, de modo que, o resultado seja 100. Outros exemplos: 6000÷6? 6000÷600? 5005÷50?, 500÷50??? Por favor, têm como você me explicar, o porque do resultado? Desde já, agradeço!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 214   Recentes› Mais recentes»

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo