-->

30 de janeiro de 2010

OS INSTRUMENTOS DA SONDA CASSINI

No dia 12 de janeiro de 2010 a sonda Cassini voltou ao sul de Titã (sobrevôo T-65). Instrumentos a bordo do orbitador Cassini proporcionou uma nova visão do Ontário Lacus e da evaporação no lago de metano e etano perto do pólo sul de Titã. O Espectômetro de Massa Neutra e Íons (INMS – Ion and Neutral Mass Spectrometer) examinou as medidas de profundidade na atmosfera do sul de Titã e possíveis medidas de mudanças sazonais. O INMS é capaz de determinar a química elementar e a composição isotrópica dos componentes gasosos e voláteis das partículas neutras e os íons de baixa energia na atmosfera de Titã. O instrumento é capaz de determinar a química elementar e a composição isotópica dos componentes gasosos e voláteis das partículas neutras e os íons de baixa energia na atmosfera de Titã e na ionosfera. Outro instrumento importante é o radar da Cassini (RADAR) que tira fotos como uma câmera, e “vê” através de microondas em vez de luz. O RADAR avalia como os objetos refletem as microondas ou como conduzem eletricidade, descobrindo a composição do corpo celeste que examina.

No dia 28 de janeiro de 2010 (há dois dias atrás), a sonda Cassini passou a uma altitude de 7490 Km acima da superfície de Titã (sobrevôo T-66). A Cassini viu, de cima, as nuvens encobertas da lua Titã. Os Instrumentos a bordo do orbitador Cassini chamado ISS (Imaging Science Subsystem) adquiriram observações de alta resolução de territórios à direita, em altas latitudes do Sul para o nordeste, perto da brilhante região equatorial chamada de Adiri (O local de pouso da sonda Huygens foi a leste de Adiri). A Visible and Infrared Mapping Spectrometer (VIMS) fez uma ocultação estelar (ocorre quando um corpo de intervenção, no caso Titã, bloqueia a luz de uma estrela). Essa ocultação estelar deve permitir que os cientistas restringir ainda mais a composição e as propriedades espectrais da atmosfera de Titã.

No dia 02 de março de 2010 haverá um sobrevôo a 100 km da superfície da Lua Rhea. Veremos outros instrumentos da Cassini em ação. No dia 03 de março de 2010 haverá um sobrevôo a 1800 km da lua Helene. Vamos aguardar a Cassini em ação.

0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo