-->

9 de março de 2010

A Via Láctea

A Terra está localizada no sistema solar, que por sua vez está localizado na galáxia chamada de “Via Láctea”, um termo oriundo dos gregos antigos que, ao observarem as estrelas, contemplavam o plano da faixa luminosa que vemos no céu e a comparavam com um “caminho de leite”. Galileo Galilei (1564 – 1642), no século 17, usando seu telescópio observou que a Via Láctea consistia em aglomerados estelares e provou que a Terra não é o centro do universo. 

Atualmente, observações astronômicas indicam que uma galáxia aglomera milhares de objetos astronômicos, ou seja, estrelas de nêutrons, anãs brancas, bilhões de estrelas, poeiras estelares, buracos negros, nuvens escuras de poeira, restos de supernovas e nebulosas. Todos estes objetos astronômicos estão em movimentos de rotação ao redor de si mesmo e ao redor da centro de massa da galáxia a qual pertecem. Novas estimativas apontam que a nossa Via Láctea possui cerca de 400 bilhões de estrelas, além de gás e poeira.

A Via Láctea, com forma de disco e diâmetro de 100000 anos-luz ( 1 ano-luz equivale a 9,5 trilhões de km), é dividida basicamente em : disco, halo , braços espirais, bulbo central e núcleo .

O disco é composto por aglomerados de estrelas azuis (jovens), poeiras e gases estelares. O halo esférico, que envolve o disco e se estende além dos seus limites, está centrado no núcleo da galáxia, sendo composto basicamente por gases altamente ionizados , raios gama, matéria escura e estrelas vermelhas (velhas), com origens na formação inicial da galáxia, entre 10 a 13 bilhões de anos atrás.

Os braços espirais são regiões espirais constituídas por grandes quantidades de estrelas azuis e estão em movimento rotatório em torno do núcleo. O nosso Sol (amarelo – adulto) está em um dos braços da Via Láctea, chamado de órion. O bulbo central galáctico, formado por estrelas vermelhas e por elementos pesados, circunda o núcleo galáctico e o núcleo esférico está localizado na parte central da Via Láctea, constituído por estrelas vermelhas (Velhas).

O Sol, localizado na borda do disco da galáxia, gira em torno do centro da Via Láctea a cada 250 milhões de anos e o centro da Via Láctea fica distante do Sol cerca de 30000 anos-luz . Estamos mais próximos da borda do que do centro da galáxia. A galáxia mais próxima da nossa é a Anã de Sagitário, a 80000 anos-luz do sistema solar.

0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo