-->

22 de agosto de 2010

JAMES WATSON FALA COMO DESCOBRIU O DNA

James Dewey Watson, nascido em 6 de abril de 1928, dividiu o Prêmio Nobel de medicina de 1962 com Francis Crick e Maurice Wilkins. De 1968 a 1993, Watson dirigiu o laboratório Cold Spring Harbor (Nova York), que preside desde 2003. Foi o primeiro diretor do programa de sequenciamento do genoma humano. É um dos autores do “modelo de dupla hélice” para a estrutura de DNA.
Neste vídeo vamos perceber que a pretensão de James Dewey Watson, era ser um naturalista longe da agitação urbana da cidade onde crescera. Quando cursava o 3º ano na Universidade de Chicago houve uma mudança de suas intenções inspirada pelo livro O que é vida, do Físico austríaco, pai da mecânica ondulatória, Erwin Schrödinger. O livro O que é vida, publicado em 1944, era o resultado de diversas palestras proferidas por Schrödinger no Instituto de Estudos Avançados de Dublin. 

Schrödinger argumentava que a vida poderia ser concebida em termos de armazenagem e transmissão de informações biológicas. Os cromossomos seriam apenas portadores de informações. Cada célula conteria uma quantidade de informações que estariam comprimidas em algo que Schrödinger chamou de “código de instruções hereditárias” incorporado ao tecido molecular dos cromossomos. Para entender a vida teríamos que identificar essas moléculas e decifrar o seu código. Foi baseado neste livro que aconteceu o crescente entusiasmo de James D. Watson pela biologia molecular. 

Embora o DNA já fosse conhecido, somente na década de 30 foi possível mostrar que o DNA era uma molécula comprida contendo quatros bases químicas distintas: adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C). Na época das palestras de Schrödinger, ainda não estava claro exatamente como os desoxinucleotídeos se ligavam quimicamente e nem se sabia se as sequências das quatros bases diferentes das moléculas de DNA poderiam variar.

Fonte: Livro DNA o segredo da vida – James D. Watson – Companhia das Letras.
  Para assistir clique em Subtitles Portuguese (Brazil)


0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo