-->

21 de março de 2010

ASSUNTOS DE FÍSICA QUE CAEM NA PROVA DO ENEM

A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Mais a média da Redação;

As disciplinas Física, Química e Biologia estão inseridas em ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Aqui estão os assuntos de Física que caem na prova do ENEM:


Ciências da Natureza e suas Tecnologias(Física)

Conhecimentos básicos e fundamentais
Noções de ordem de grandeza; Notação Científica; Sistema Internacional de Unidades; Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo; Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis; Ferramentas básicas: gráficos e vetores; Conceituação de grandezas vetoriais e escalares; Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas
Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração; Relação histórica entre força e movimento; Descrições do movimento e sua interpretação:quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica; Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis; Conceito de inércia; Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais; Noção dinâmica de massa equantidade de movimento (momento linear);Força e variação da quantidade de movimento; Leis de Newton; Centro de massa e a idéia de ponto material; Conceito de forças externas e internas;Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso; Momento de uma força (torque); Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos; Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração;Diagramas de forças; Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares; Noção de força centrípeta e sua quantificação; A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes; Empuxo; Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência
Conceituação de trabalho, energia e potência; Conceito de energia potencial e de energia cinética; Conservação de energia mecânica e dissipação de energia; Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional; Forças conservativas e dissipativas;
A Mecânica e o funcionamento do Universo
Força peso; Aceleração gravitacional; Lei da Gravitação Universal; Leis de Kepler; Movimentos de corpos celestes; Influência na Terra: marés e variações climáticas; Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos
Carga elétrica e corrente elétrica; Lei de Coulomb; Campo elétrico e potencial elétrico; Linhas de campo; Superfícies equipotenciais; Poder das pontas; Blindagem; Capacitores; Efeito Joule; Lei de Ohm; Resistência elétrica e resistividade; Relações entre grandezas elétricas:
tensão, corrente, potência e energia; Circuitos elétricos simples; Correntes contínua e alternada; Medidores elétricos; Representação gráfica de circuitos; Símbolos convencionais; Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos; Campo magnético; Imãs permanentes; Linhas de campo magnético; Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação
Feixes e frentes de ondas; Reflexão e refração; Óptica geométrica: lentes e espelhos; Formação de imagens; Instrumentos ópticos simples; Fenômenos ondulatórios; Pulsos e ondas; Período, freqüência, ciclo; Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda; Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos
Conceitos de calor e de temperatura; Escalas termométricas; Transferência de calor e equilíbrio térmico; Capacidade calorífica e calor específico; Condução do calor; Dilatação térmica; Mudanças de estado físico e calor latente de transformação; Comportamento de Gases ideais; Máquinas térmicas; Ciclo de Carnot; Leis da Termodinâmica; Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano; Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

Vamos aproveitar para descrever os assuntos de Matemática que caem na prova do ENEM:

Matemática e suas Tecnologias
Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
Conhecimentos geométricos
Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Conhecimentos de estatística e probabilidade
Representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
Conhecimentos algébricos
Gráficos e funções; funções algébricas do 1;º e do 2;º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
Conhecimentos algébricos/geométricos
Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

3 comentários:

Babi disse...

gostei

Anônimo disse...

se tivesse um exemplo de cada assunto... Seria perfeto...
Mas sei que isso leva muito tempo pra editar e editar e editar... srsr
Mas já tá de bom tamanho...
Parabéns!

Elizabete costa disse...

gostei,ajudou e muito ao menos tenho noção do que estuda.obrigado!

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo