-->

31 de janeiro de 2010

DERIVADAS - EQUAÇÃO DE TORRICELLI

Neste slide vamos deduzir a equação de Torricelli do movimento retilíneo uniformemente variado.

ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

30 de janeiro de 2010

OS INSTRUMENTOS DA SONDA CASSINI

No dia 12 de janeiro de 2010 a sonda Cassini voltou ao sul de Titã (sobrevôo T-65). Instrumentos a bordo do orbitador Cassini proporcionou uma nova visão do Ontário Lacus e da evaporação no lago de metano e etano perto do pólo sul de Titã. O Espectômetro de Massa Neutra e Íons (INMS – Ion and Neutral Mass Spectrometer) examinou as medidas de profundidade na atmosfera do sul de Titã e possíveis medidas de mudanças sazonais. O INMS é capaz de determinar a química elementar e a composição isotrópica dos componentes gasosos e voláteis das partículas neutras e os íons de baixa energia na atmosfera de Titã. O instrumento é capaz de determinar a química elementar e a composição isotópica dos componentes gasosos e voláteis das partículas neutras e os íons de baixa energia na atmosfera de Titã e na ionosfera. Outro instrumento importante é o radar da Cassini (RADAR) que tira fotos como uma câmera, e “vê” através de microondas em vez de luz. O RADAR avalia como os objetos refletem as microondas ou como conduzem eletricidade, descobrindo a composição do corpo celeste que examina.

No dia 28 de janeiro de 2010 (há dois dias atrás), a sonda Cassini passou a uma altitude de 7490 Km acima da superfície de Titã (sobrevôo T-66). A Cassini viu, de cima, as nuvens encobertas da lua Titã. Os Instrumentos a bordo do orbitador Cassini chamado ISS (Imaging Science Subsystem) adquiriram observações de alta resolução de territórios à direita, em altas latitudes do Sul para o nordeste, perto da brilhante região equatorial chamada de Adiri (O local de pouso da sonda Huygens foi a leste de Adiri). A Visible and Infrared Mapping Spectrometer (VIMS) fez uma ocultação estelar (ocorre quando um corpo de intervenção, no caso Titã, bloqueia a luz de uma estrela). Essa ocultação estelar deve permitir que os cientistas restringir ainda mais a composição e as propriedades espectrais da atmosfera de Titã.

No dia 02 de março de 2010 haverá um sobrevôo a 100 km da superfície da Lua Rhea. Veremos outros instrumentos da Cassini em ação. No dia 03 de março de 2010 haverá um sobrevôo a 1800 km da lua Helene. Vamos aguardar a Cassini em ação.
ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

23 de janeiro de 2010

DERIVADAS PARA FÍSICA I

Neste estudo no slide vamos obter as fórmulas da velocidade e do espaço percorrido em um movimento retilíneo uniformemente variado.


ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

16 de janeiro de 2010

INSTITUTO SETI ACELERA PESQUISA POR VIZINHOS CÓSMICOS

SETI
Jill Tarter do Instituto SETI faz seu pedido do prêmio TED: acelerar nossa pesquisa por vizinhos cósmicos. Usando um crescente conjunto de radio telescópios, ela e seu time escutam na procura por padrões que possam ser um sinal de inteligência em algum lugar no Universo. Segundo Jill Tarter, o projeto SETI não presume a existência de inteligência extra-terrestre, apenas reconhece a possibilidade, se não a probabilidade neste vasto universo, que parece bastante uniforme. Os números sugerem um universo de possibilidades. Nosso sol é uma de 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia, e sabemos que muitas outras estrelas tem sistemas planetários, nós descobrimos mais de 350 nos últimos 14 anos. E, mesmo que todo sistema planetário de nossa galáxia seja desprovido de vida, ainda existem 100 bilhões de galáxias lá fora. Para assistir, clique em Subtitles Portuguese (Brazil).


Assista outra palestra muito importante, onde explica que nossa percepção pode ser desvendada em um


ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

AS LUAS DE SATURNO

A Sonda Cassini foi lançada em direção à Saturno, do Centro Espacial Kennedy, em 15 de Outubro de 1997. Nessa época os cientistas contavam apenas 18 luas orbitando o planeta Saturno. Com a chegada da Cassini na órbita de Saturno, em 1º de Julho de 2004, os membros da equipe descobriram duas pequenas luas: Methone e Pallene. Em setembro do mesmo ano foi descoberto mais uma lua, chamada Pólux. Atualmente, tanto astrônomos, usando telescópios, como a equipe Cassini continuam suas buscas por luas pela vasta região de Saturno. São luas geladas que variam nos seus tamanhos, idades, origens, superfícies e formas. Assista a palestra da cientista planetária Carolyn Porco que nos mostra imagens da viagem da sonda Cassini a Saturno, dando ênfase à maior de suas luas, a Titã, e à gelada Enceladus, que aparenta liberar jatos de gelo.

Algumas possuem superfícies ásperas, duras e outras com superfícies porosas, com crateras, montes e vales. O estudo e a comparação destas luas podem nos informar melhor sobre a origem de Saturno e do nosso sistema solar. As luas de Saturno foram melhor caracterizadas graças aos Instrumentos da sonda Cassini.


Atualmente, foram descobertas 62 luas orbitando Saturno, porém, temos 53 luas nomeadas oficialmente, são elas: Aegaeon, Aegir, Albiorix, Anthe, Atlas, Bebhionn, Bergelmir, Bestla, Calypso, Daphnis, Dione, Enceladus, Epimetheus, Erriapus, Farbauti, Fenrir, Fornjot, Greip, Hati, Helene, Hyperion, Hyrrokkin, Iapetus, Ijiraq, Janus, Jarnsaxa, Kari, Kiviuq, Loge, Methone, Mimas, Mundilfari, Narvi, Paaliaq, Pallene, Pan, Pandora, Phoebe, Polydeuces, Prometheus, Rhea, Siarnaq, Skadi, Skoll, Surtur, Suttung, Tarqeq, Tarvos, Telesto, Tethys, Thrym, Titan and Ymir.

Vamos analisar o significado dos nomes de algumas luas, por exemplo, imagine uma lua de Saturno cujo nome tem o formato S/2005-S1. O primeiro “S” depois da barra inclinada, significa que a lua é de Saturno. O segundo “S” depois do hífen, significa satélite. 2005 significa o ano de sua descoberta e o número 1 significa a ordem de descoberta da lua naquele ano (foi a primeira a ser descoberta em 2005). Quando uma lua de saturno tiver nomes dessa forma, seus nomes podem ser provisórios. Uma vez determinada a existência e a órbita desta lua, compete à União Internacional de Astronomia dá um nome definitivo a ela. Alguns nomes de luas são oriundos de personagens da mitologia grega e romana.

Veja a tabela com o nome das 62 luas de Saturno:

1 - MIMAS
21 – YMIR
41 – FENRIR
61 – AEGAEON
2 - ENCELADUS
22 – PAALIAQ
42 – FORNJOT
62 – S/2009 S1
3 - TETHYS
23 – TARVOS
43 – HATI

4 – DIONE
24 – IJIRAQ
44 – HYRROKKIN

5 – RHEA
25 – SUTTUNGR
45 – KARI

6 - TITAN
26 – MUNDILFARI
46 – LOGE

7 – HYPERION
27 – ALBIORIX
47 – SKOLL

8 – LAPETUS
28 – SKATHI
48 – SURTUR

9 – ERRIAPUS
29 – SIARNAQ
49 – S/2004 S7

10 – PHOEBE
30 – THRYMR
50 – S/2004 S12

11 – JANUS
31 – NARVI
51 – S/2004 S13

12 – EPIMETHEUS
32 – METHONE
52 – S/2004 S17

13 – HELENE
33 – PALLENE
53 – S/2006 S1

14 – TELESTO
34 – POLYDEUCES
54 – S/2006 S3

15 – CALYPSO
35 – DAPHNIS
55 – GREIP

16 – KIVIUQ
36 – AEGIR
56 – JARNSAXA

17 – ATLAS
37 – BEBHIONN
57 – TARQEQ

18 – PROMETHEUS
38 – BERGELMIR
58 – S/2007 S2

19 – PANDORA
39 – BESTLA
59 – S/2007 S3

20 – PAN
40 – FARBAUTI
60 – ANTHE
ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

12 de janeiro de 2010

O MAIOR LAGO DO HEMISFÉRIO SUL DE TITÃ (ONTARIO LACUS)

ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

10 de janeiro de 2010

QUAL É A LOCALIZAÇÃO DA SONDA CASSINI?

A sonda Cassini é uma sonda espacial que, em colaboração com o laboratório JPL da NASA, da Agência Espacial Italiana e da ESA, foi lançada da estação da Força Aérea do Cabo Canaveral (Flórida) em Outubro de de 1997 orbitando Saturno em 30 de junho de 2004, com o objetivo de estudar o planeta Saturno e suas luas. A sonda se compõe de dois elementos principais: o orbitador Cassini e a sonda Huygens.
Veja (as legendas de verde) Saturno a partir de Cassini:


Segundo a simulação abaixo, no dia 12/01/2010, a sonda Cassini chega a 1073 km de Titã, bem perto.

ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

9 de janeiro de 2010

TRANSFORMAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS EM FRAÇÕES

Decimais em fração
Na disciplina Física sempre usamos as frações como auxílio nos cálculos. Às vezes, para melhor compreensão de uma resposta de um problema de Física, torna-se necessário que o aluno transforme um número decimal em fração. Por exemplo, o rendimento de uma máquina equivale a 0,84 que pode ser transformado em 84/100 que, por sua vez, pode ser lido como oitenta e quatro por cento (84%). Se você for estudar cálculos em Física e ainda não aprendeu sobre como transformar um número decimal em fração, provavelmente vai sentir dificuldades para com a disciplina. Nesse slide vamos tentar transmitir uma técnica bem fácil para transformar números decimais em fração. É uma técnica que exige prática, portanto, aumente o zoom no slide, caderno e lápis nas mãos e bons estudos.


ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS - PARA ALUNOS DE FÍSICA

Conta de Multiplicação
Os números decimais são usados em todas as áreas das ciências exatas. É importante que o aluno aprenda técnicas de multiplicação, pois mais cedo ou mais tarde o mesmo será cobrado sobre esses conhecimentos no seu aprendizado. Nos cursos técnicos, no nível fundamental, no nível médio, nas universidades e na vida profissional as operações com números decimais tornaram-se uma necessidade. No slide desta aula vamos tentar transmitir uma técnica muito fácil para a multiplicarmos números decimais. Espero que você goste. É uma técnica que exige prática, portanto, aumente a tela com o "fullscreen", papel e caneta nas mãos e bons estudos.

ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

4 de janeiro de 2010

DESTRUIÇÃO ESTELAR CAUSADA POR MASSIVO BURACO NEGRO

Massive black hole implicated in stellar destruction
ScienceDaily (2010-01-04) -- New results from NASA's Chandra X-ray Observatory and the Magellan telescopes suggest that a dense stellar remnant has been ripped apart by a black hole a thousand times as massive as the Sun. If confirmed, this discovery would be a cosmic double play: it would be strong evidence for an intermediate mass black hole, which has been a hotly debated topic, and would mark the first time such a black hole has been caught tearing a star apart. ... > read full article
ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►

1 de janeiro de 2010

MINHA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO EINSTEIN@HOME

SUPERNOVA

A explosão de uma estrela que possui cerca de 10 vezes a massa do nosso Sol origina uma supernova, cujo brilho é intenso, equivalente ao de milhões de estrelas. A parte externa (cerca de 90%) é expulsa violentamente para o espaço e o núcleo fica com cerca de 1,5 massas solares.
ACESSAR O ESTUDO COMPLETO ►
© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo