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29 de dezembro de 2009

HENRY MARKRAM CONSTRÓI UM CÉREBRO NUM SUPERCOMPUTADOR

Henry Markram afirma que os mistérios da mente podem ser desvendados logo. Doença mental, memória, percepção: elas são efeitos de neurônios e sinais elétricos e ele planeja desvendá-los com um supercomputador que modela todas as 100.000.000.000.000 sinapses do cérebro. Clique em Subtitles Portuguese (Brazil).


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23 de dezembro de 2009

O URÂNIO COMO COMBUSTÍVEL NUCLEAR

Fissão
Neste artigo perceberemos que se o calor liberado na fissão de um quilograma do urânio puder ser transformado em eletricidade, a energia elétrica será fornecida numa taxa de 300000 quilowatts, produção equivalente a uma grande usina que consome 2500 toneladas de carvão por dia. É, também, uma ótima oportunidade para o aluno exercitar operar unidades de medida de energia, de potência e de tempo. A energia que é liberada na fissão do urânio, calculada no artigo O PODER DA BOMBA ATÔMICA, pode ser expressa em unidades de medida de MW.dia.


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18 de dezembro de 2009

O PODER DA BOMBA ATÔMICA

ATENÇÃO ALUNOS. ESTE MATERIAL FOI ESCRITO PARA FINS DIDÁTICOS. DEVEMOS USAR A ENERGIA NUCLEAR PARA FINS PACÍFICOS.PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS.

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ROBÔS QUE MOSTRAM EMOÇÕES

Robô Einstein
David Hanson desenvolveu uma série de tecnologias que permitiram aos seus robôs realizarem as mais realistas expressões faciais já alcançadas e com menos gasto de energia. Essas tecnologias permitiram o andar dos robôs bípedes, os primeiros andróides. Observaremos na palestra um leque de expressões faciais do robô simulando todos os principais músculos da face humana, usando baterias bem pequenas e extremamente leves. Vamos perceber que os robôs de David Hanson parecem e agem como pessoas. Eles reconhecem, respondem a emoções e criam expressões próprias. Na palestra, teremos uma demonstração "emocional" do robô, apelidado de Einstein, que pode nos oferecer uma espiada no futuro, onde robôs poderão imitar emoções humanas. Clique em Subtitles Portuguese (Brazil).


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TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO

Na Física é muito usado conceitos e aplicações de grandeza física. Exemplos de grandezas físicas: a quantidade de água de uma represa, a altura de uma pessoa, a velocidade de um avião, o comprimento de  uma caneta, a idade de uma pessoa, o tempo de duração de uma aula, etc.  Portanto, grandeza física é toda e qualquer grandeza que pode ser medida. Quando medimos uma grandeza estamos comparando-a  com outra grandeza de mesma espécie, tomada como padrão. Exemplos: o metro(m) é a grandeza padrão para medidas de comprimento. Para saber mais sobre medidas de comprimento estude o artigo Transformação de unidades de comprimento. O quilograma(kg) é a grandeza padrão para medidas de massa e o segundo é a grandeza padrão para medidas de tempo.

O metro, o quilograma e o segundo são grandezas padrões que fazem parte do chamado Sistema internacional de unidades (SI) e são chamadas grandezas escalares, pois são perfeitamente definidas por um número (quantidade) e por um significado Físico (unidade). 

Existem grandezas que, para ficarem perfeitamente definidas, precisam de uma orientação, além do número e do significado físico - são chamadas grandezas vetoriais. Exemplos: velocidade e força. Para saber mais sobre vetores acesse o estudo Soma de vetores.

O sistema de medidas para tempo é um sistema sexagesimal, pois cada unidade é 60 vezes maior do que a unidade imediatamente inferior, ou seja, 1h = 60min, 1min = 60s e 1h = 3600s.

Neste artigo vamos estudar sobre transformação de unidades de medida de tempo, muito usado na Física. Vai ser necessário, por parte do estudante, um pouco de conhecimento sobre frações. Para saber mais sobre frações estude o artigo Divisão de frações.

Para visualizar melhor este estudo clique no Fullscreen e depois no Zoom. Bons estudos.

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16 de dezembro de 2009

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDA DE ÁREA

Área
Nesse tópico aprenderemos sobre transformação de unidades de área. Vamos exercitar,  por meio de três exemplos, sobre as seguintes transformações: de milímetros quadrados para metros quadrados, centímetros quadrados para metros quadrados e decímetros quadrados para metros quadrados. Na Física e em outras disciplinas sempre precisamos aplicar esses conhecimentos sobre áreas, portanto, é importante que você aprenda e exercite no seu caderno e dê prosseguimento aos seus estudos sobre áreas,  pesquisando nos livros didáticos e na net.

Agora faça a sua parte: clique no Zoom, papel e lápis nas mãos e refaça os exercícios e lembre-se:

"É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO 1º, 2º E 3º ANO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE ÁREA. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS."


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13 de dezembro de 2009

MODELO OCTODIMENSIONAL DE PARTÍCULAS E FORÇAS ELEMENTARES

O físico e surfista Garret Lisi apresenta um controverso novo modelo do universo que, talvez, responda a todas as grandes questões. Mesmo que não responda, é o mais belo modelo octodimensional de partículas e forças elementares que você já viu. Clique em Subtitles Portuguese (Brazil).


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RELAÇÃO DE COMUTAÇÃO ENTRE OS OPERADORES DE CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO

Para melhor visualização deste estudo clique em Fullscreen e depois no Zoom.


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11 de dezembro de 2009

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE VOLUME

Volume
Neste estudo vamos aprender a tranformar unidades de medidas de volume. Este aprendizado será muito útil na vida do aluno que tem dificuldades de transformar, como exemplos, milímetros cúbicos em metros cúbicos, centímetros cúbicos para metros cúbicos e decímetros cúbicos para metros cúbicos. Com os  exemplos práticos deste estudo, o aluno terá uma boa base para trabalhar as transformações das demais unidades de medidas de volume. Esses conhecimentos são muito úteis para uma boa compreensão da Física Hidrostática, Termologia e Química. Após o aluno refazer esses exercícios no seu caderno é importante que o mesmo dê prosseguimento aos seus estudos sobre transformação de unidades de volume, procurando novos desafios em seus livros e em sites da net. Portanto, papel e lápis nas mãos, refaça os exercícios e lembrem-se:

"É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO 1º, 2º E 3º ANO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE VOLUME. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS."


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RESOLUÇÃO DA PROVA DO ENEM - 19ª QUESTÃO - PROVA AZUL

Para melhor visualização deste estudo clique em Fullscreen e depois no Zoom.

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8 de dezembro de 2009

RESOLUÇÃO DA PROVA DO ENEM - 35ª QUESTÃO - CADERNO AZUL

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GABARITO DAS PROVAS DO ENEM

O INEP divulgou no início da tarde de segunda feira,07/12/2009,o novo gabarito oficial das provas do ENEM - aplicadas no sábado e domingo. Para melhor visualização clique em Fullscreen e depois no Zoom.

GabaritoEnem

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ERIC GILER DEMONSTRA ELETRICIDADE SEM FIO

Eric Giler
Eric Giler quer desembaraçar nossas vidas repletas de fios com a ajuda da eletricidade sem fio. Neste vídeo, ele aborda o que esta tecnologia de ficção científica oferece e demonstra a inovadora versão do MIT, a WiTricity - uma invenção que está próxima de ser lançada comercialmente e que poderá em breve recarregar seu celular, seu automóvel e até seu marca-passo. Segundo Eric os fios e cabos são nocivos, poucos eficientes, além de possuírem altos custos. Isso levou alguns cientistas a pesquisarem formas mais interessantes de transmissão de energia das redes elétricas para os eletroeletrônicos. Para assistir, clique no Zoom e em Subtitles Portuguese (Brazil)


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6 de dezembro de 2009

OPERADORES X E P

Operador Criação e Destruição
Neste estudo, escrito em Latex e armazenado no Scribd, vamos tentar destrinchar, passo-a-passo as contas usadas para achar os operadores hermitianos p e x , dados os operadores de destruição (a) e de criação (a† - a adaga) . Em mecânica quântica as grandezas físicas mensuráveis são chamadas de observáveis e os operadores dessas grandezas pertencem a uma classe especial de operadores, chamados de hermitianos ou auto-adjuntos. Neste estudo queremos achar os operadores hermitianos p e x dados os operadores de destruição e de criação. Iniciaremos achando o operador x . Continue lendo o estudo abaixo.

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OPERADORES DE DESTRUIÇÃO E DE CRIAÇÃO

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