-->

6 de dezembro de 2009

OPERADORES X E P

Operador Criação e Destruição
Neste estudo, escrito em Latex e armazenado no Scribd, vamos tentar destrinchar, passo-a-passo as contas usadas para achar os operadores hermitianos p e x , dados os operadores de destruição (a) e de criação (a† - a adaga) . Em mecânica quântica as grandezas físicas mensuráveis são chamadas de observáveis e os operadores dessas grandezas pertencem a uma classe especial de operadores, chamados de hermitianos ou auto-adjuntos. Neste estudo queremos achar os operadores hermitianos p e x dados os operadores de destruição e de criação. Iniciaremos achando o operador x . Continue lendo o estudo abaixo.

Para melhor visualização deste estudo clique em Fullscreen e depois no Zoom.
    

0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo