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11 de novembro de 2009

DIVISÃO DE FRAÇÕES

Frações
Este tópico está direcionado aos alunos que possuem dificuldades em operar frações. Em nossas aulas de Física, em todas as séries, as frações são bastantes utilizadas. Aqui trataremos, na sequência, sobre o inverso de um número, divisão de frações numéricas e literais, divisão de metro por segundo por segundo e quilômetro por hora dividido por hora. Após o aluno refazer esses exercícios no seu caderno é importante que o mesmo dê prosseguimento aos seus estudos sobre frações, procurando novos desafios em seus livros e em sites da net. Agora faça a sua parte, clique no Zoom, papel e lápis nas mãos e refaça os exercícios e lembrem-se:

"É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO 1º, 2º E 3º ANO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE DIVISÃO DE FRAÇÕES. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS."

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10 de novembro de 2009

NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS

Os números inteiros relativos são formados por todos os números inteiros negativos, pelo zero e por todos os números inteiro positivos. No dia a dia usamos muito os números inteiros relativos, por exemplo, na medida de temperaturas acima de 0° C são indicadas com o sinal + e temperaturas abaixo de 0° C são indicadas com o sinal de menos (-). A disciplina Física usa demais a reta numérica. Os lucros são indicados com o sinal + e os prejuízos com o sinal de menos (-). Portanto, os números indicados para representar quantidades negativas são chamados números inteiros positivos e, os números indicados para representar quantidades positivas são chamados números inteiros positivos.

O conjunto dos números inteiros relativos é indicado pela letra Z. Veja:

Z = {..., -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4, +5, +6, +7,...} 

ou

Z = {..., -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,...}.

O número zero não é negativo e nem positivo. Para adição e subtração de números inteiros existem regras específicas. Para melhor compreensão destas regras vamos considerar alguns exemplos que vamos ilustrar na reta numérica. A partir do ponto zero (origem da reta) vamos estabelecer um sentido positivo para a direita e um sentido negativo para a esquerda. Veja:
Os números 1, 2, 3 e 4 ou +1, +2, +3 e +4 estão para a direita, portanto, convenciona-se que eles são positivos.

Os números -1,-2,-3 e -4 estão para a esquerda, portanto, convenciona-se que eles são negativos.

Inicialmente, vamos exercitar a soma com números inteiros positivos usando a reta numérica:

1º) Calcule, usando a reta numérica, as seguintes somas:

a) (+2) + (+3)

Muito fácil. Esta expressão pode ser escrita como 2 + 3. Sabemos que 2 + 3 = 5. Mas, vamos entender como isso acontece na reta numerada.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos).

- A partir da origem (0) conte 2 passos e pare; 
- A partir de onde você parou (no número 2) conte mais 3 passos para a direita e pare. Quantos passos você deu desde a origem até onde você parou pela segunda vez? 2 passos + 3 passos = 5 passos.

b) (+1) + (+3)

Muito fácil. Esta expressão pode ser escrita como 1 + 3. Sabemos que 1 + 3 = 4. Mas, vamos entender como isso acontece na reta numerada.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos).

- A partir da origem (0) conte 1 passo e pare;
- A partir de onde você parou (no número 1) conte mais 3 passos para a direita e pare. Quantos passos você deu desde a origem até onde você parou pela segunda vez? 1 passo + 3 passos = 4 passos.

A seguir, vamos exercitar a soma com números inteiros negativos usando a reta numérica.

2º) Calcule, usando a reta numérica, a seguintes soma:

a) (-2) + (-3)

Sabemos que (-2) + (-3) = -5 ou -2 - 3 = -5. Vamos entender como isso acontece na reta numerada.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem para a esquerda (números negativos).

- A partir da origem (0) conte 2 passos para a esquerda (-2) e pare; 
- A partir de onde você parou (no número -2) conte mais 3 passos para a esquerda (-3) e pare. Quantos passos você deu desde a origem até onde você parou pela segunda vez? (-2 passos) + (-3 passos) = -5 passos, ou seja, cinco passos para a esquerda. Gostou? Entendeu agora porque (-2) + (-3) = -5?

Na próxima postagem vamos continuar com exemplos de números inteiros relativos na reta numérica. Não perca!

O estudo a seguir, que guardei no disco virtual SCRIBD, apresenta as regras específicas para operar números inteiros relativos. Para visualizar este estudo você precisa ter instalado em seu computador o Adobe Flash Player. Lembrem-se:

É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO FUNDAMENTAL, 1º, 2º E 3º ANO DO NÍVEL MÉDIO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS.


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