Exemplos:
Exemplos:
Explicando a regra: veja que o sinal do 5 é o mais (+) e o sinal do 11 é o menos (-), portanto, as parcelas possuem sinais diferentes. O módulo de 5 é 5 e o módulo de -11 é o 11. Regra: subtrair normalmente os módulos da parcelas (11 - 5 = 6), localizar o sinal da parcela de maior módulo (a parcela de maior módulo é o 11 e o sinal que a segue é o menos) e conservar este sinal no resultado (6), ou seja, o resultado será -6.
- A partir da origem (0) conte 2 passos para a esquerda (-2) e pare;
- A partir de onde você parou (no número -2) conte mais 4 passos para a esquerda (-4) e pare. Quantos passos você deu desde a origem até onde você parou pela segunda vez? (-2 passos) + (-4 passos) = -6 passos, ou seja, seis passos para a esquerda. Você entendeu agora porque, fisicamente, (-2) + (-4) = -6?
Agora, vamos exercitar a soma com números inteiros negativos e positivos usando a reta numérica:
Sabemos que (+4) + (-6) = -2 ou 4 - 6 = -2. Mas vamos entender como isso acontece na reta numerada. A resposta está indicada pela seta verde.
Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos) e depois voltando para a esquerda (números negativos).
- A partir da origem (0) conte 4 passos para a direita (+4) e pare.
- A partir de onde você parou (no número 4-> ponta da seta vermelha) volte 6 passos (-6 passos para a esquerda -> ponta da seta roxa) e pare (no -2). Agora conte da origem (0) até onde você parou pela segunda vez (ponta da seta roxa): 0 – 2 = -2 passos, ou seja, (+4 passos) + (-6 passos) = -2 passos (ponta da seta verde que equivale a 2 passos para a esquerda da origem). Agora sabemos por que 4 - 6 = -2.
Sabemos que (+4) + (-7) = -3 ou 4 - 7 = -3. Mas vamos entender como isso acontece na reta numerada. A resposta está indicada pela seta verde.
Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos) e depois voltando para a esquerda (números negativos).
- A partir da origem (0) conte 4 passos para a direita (+4) e pare.
Adorei me ajudou muito. Obrigada
ResponderExcluirMuito boa a explicação com gráfico.
ResponderExcluirPorém, se eu tenho na resolução de uma equação de 1º grau: 3x-y=8. Eu atribuí o valor (1) para x, ficando: 3-y=8; resolvendo, -y=8-3 => -y=5 (mult. -1)=> y=-5.
Substituindo: 3-(-5)=8.
Pergunta: qual a mágica para que esse 5 se torne positivo? Soma-se os dois sinais sozinhos?
reginaldomelo@superig.com.br
Olá Reginaldo, veja se é isso que você quer:
ResponderExcluir3-(-5) = 3(-.(-5)) = 3 + 5 = 8 , ou seja, menos vezes menos é igual a mais. Veja mais:
-(-4) = -.(-4) = 4;
-(-5) = -.(-5) = 5;
-(-10) = -.(-10) = 10;
Obrigado!
Gostei imenso muito bem explicado fiquei . continue com o blog e uma grande ajuda
ResponderExcluirBem, senhor Elísio; eu gostei da forma que o senhor colocou no texto, pelo fato de que eu, não estava entendendo da forma que a professora, havia tentado me ensinar. já utilizando a reta numerada eu consegui entender muito melhor. Agradeço e espero que o senhor continue assim. Tenho algumas dificuldades, pois já tem 18 anos que sai da escola, agora retornando as coisas não estão sendo tão fáceis assim. Tenho 30 anos e parei de estudar com 12 anos, NA 5 SÉRIE, HOJE 6° ANO . Obrigada de verdade, pena não ter visto antes sobre seu texto explicativo... fique com Deus!
ResponderExcluirMuito boa sua explicação professor Helísio! Parabéns! Não tem como não entender.
ResponderExcluirProf.Elísio, gostei imensamente como o senhor explicou sobre o assunto acima citado, pois estudei esta matéria na década de 60, agora tive que recorrer à ajuda para ajudar minha neta. Sou prof. , mas me formei em letras. Muito obrigada pela ajuda, são poucos que se disponibilizam a ajudar a quem está com dificuldade.
ResponderExcluirObrigada.
Maria Magda da Silva Borges
-Três Corações- MG -
Oito de Maio de Dois Mil e Doze
08-05-2012
Jaisla
ResponderExcluirOlá! òtima explicação. Parabéns!
Sempre é bom rever conceitos assim, com pessoas que sabem ensinar.
Adorei, me ajudou muito to no 7° serie e estou estudando isso,achei meio complicado mais vc me ajudou vlw ^^!
ResponderExcluiressas suas explicações vai me ajudar a fazer a prova do imip para estudar radiologia, obrigado pelas sua explicações,beijos virginia de Recife.
ResponderExcluireu queria saber se +c+e=a+ e - c - e=a -
ResponderExcluirAdorei, o conteúdo, foi de ótima valia para mim, e creio q para muitos outros! Se vc Professor, colocasse outros assuntos, seria melhor ainda.. tipo, uns temas de ensino médio..
ResponderExcluirMeu Caro amigos eu so Angola e muito apaixonado por Matemática, parabéns pelas suas incriveis postagens, aprendi muito. obrigado
ResponderExcluircomo explicar na reta numérica uma continha do tipo 5 - (-2)= 7
ResponderExcluirajuda ai amigo
Obrigada por todas as explicações
ResponderExcluirGostei, aprendi, e mi trouse uma visao diferentes.
ResponderExcluir