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21 de março de 2010

REGRA DE TRÊS SIMPLES – EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Ao final desta aula o aluno da EJA e do Ensino regular deverá ser capaz de observar que as grandezas da regra de três simples formam uma proporção em que se conhecem três termos e o quarto é o procurado. O aluno deverá ser capaz de saber o que é uma  grandeza diretamente proporcional e o que é uma grandeza inversamente proporcional. Esta é mais uma oportunidade de aprendizado para os meus alunos.A matemática pode ficar muito interessante e divertida para você, para isso deve haver amor e dedicação aos estudos de situações problemas que envolvem números. Bons estudos.

1º) 8 metros de tecido custam R$ 200. Quanto custam 12 metros desse mesmo tecido?

Obs: para saber mais sobre o metro, seus múltiplos e submúltiplo, acesse o estudo Transformação de unidades de medida de comprimento.

Note que se aumentarmos o comprimento do tecido, aumentará também o seu preço. Portanto, são grandezas diretamente proporcionais (DP).

$$8m\rightarrow 200 Reais$$
$$12m\rightarrow x$$

O termo desconhecido é o valor de x . Os números 12 e e 200 são chamados extremos. Os números 8 e o valor de x são chamados de meios. 

Primeiro passo: Para não confundir você, vamos deixar somente os números sem as unidades de medida. Assim: 

$$8\rightarrow 200$$
$$12\rightarrow x$$

Segundo passo: Sabemos que em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, portanto a nossa proporção torna-se 

$$8x=12.200\rightarrow 8x=2400\rightarrow x=\frac{2400}{8} =300.$$

Logo, 12 metros custam R$ 300,00.

2º) Desejo ler um livro de Física de 240 páginas. Nas primeiras duas horas consegui ler 10 páginas. Continuando nesse ritmo, quantas horas gastarei para ler o meu querido livro de Física?

Obs: para saber mais sobre unidades de medida de tempo acesse o estudo Transformação de unidades de medida de tempo.

Note que à medida que o tempo passa, aumenta a quantidade de páginas lidas do livro. Portanto, são grandezas diretamente proporcionais (DP).

$$2\rightarrow 10$$
$$x\rightarrow 240$$

Sabemos que em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, portanto

$$10x=2.240\rightarrow 10x=480\rightarrow x=\frac{480}{10} =48.$$

Logo, gastarei 48 horas (dois dias) para ler o meu amado livro de Física.

3º) 4 torneiras abertas enchem um tanque em 1 hora e 10 minutos. Quantas torneiras iguais a essas serão necessárias para enchaer o mesmo tanque em 40 minutos?

Sabemos que 1h e 10 min = 70min.

$$4\rightarrow 70$$
$$x\rightarrow40$$

Note que se aumentarmos o número de torneiras, o tempo necessário para encher o tanque diminui. Portanto, são grandezas inversamente proporcionais (IP). Quando temos grandezas IP, a regra é a seguinte: a razão entre dois valores de uma é igual ao inverso da razão entre os dois valores correspondentes na outra. Então nossa proporção fica assim: 

$$4\rightarrow 40$$
$$x\rightarrow70$$

Sabemos que o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, portanto

$$40x=4.70\rightarrow 40x=280\rightarrow x=\frac{280}{40} =7.$$

Logo, serão necessárias 7 torneiras.

4º) Um navio partiu do porto do Itaqui para uma viagem em alto mar levando a bordo reservas suficientes para alimentar seus 20 tripulantes durante 30 dias. Logo após a partida do navio, percebeu-se a presença de 4 tripulantes clandestinos. Nessas condições, quantos dias ainda vão durar as reservas de alimentos? 

$$20\rightarrow 30$$
$$24\rightarrow x$$

Note que se aumentarmos o número de tripulantes (no caso, 20 + 4), as reservas de alimento (x) diminuem. Portanto, são grandezas inversamente proporcionais (IP). Quando temos grandezas IP, a regra é a seguinte: a razão entre dois valores de uma é igual ao inverso da razão entre os dois valores correspondentes na outra. Então nossa proporção fica assim: 

$$20\rightarrow x$$
$$24\rightarrow 30$$

Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, portanto 

$$24x=30.20\rightarrow 24x=600\rightarrow x=\frac{600}{24} =25.$$

Logo, as reservas de alimentos vão durar 25 dias.

5º) Para transportar certo volume de minério foram utilizados 30 minivagões carregados com 10 metros cúbicos de minério cada um. Adquirindo-se minivagões com capacidade para 12 metros cúbicos de minério, quantos vagões destes seriam necessários para fazer tal serviço?

Obs: para saber mais sobre unidades de medida de volume acesse o estudo Transformação de unidades de medida de volume.

A regra de três fica representada assim:

$$30\rightarrow 10$$
$$x\rightarrow 12$$

Note que se aumentarmos a quantidade de volume dos minivagões (no caso, de 10 para 12 metros cúbicos), a quantidade de vagões vai diminuir. Portanto, são grandezas inversamente proporcionais (IP). Quando temos grandezas IP, já sabemos a regra: a razão entre dois valores de uma é igual ao inverso da razão entre os dois valores correspondentes na outra. Então nossa proporção fica assim: 

$$30\rightarrow 12$$
$$x\rightarrow 10$$

Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, portanto

$$12x=10.30\rightarrow 12x=300\rightarrow x=\frac{300}{12} =25.$$

Logo, seriam necessários 25 vagões.

Obs: é muito importante aprender a usar a calculadora como ferramenta de auxílio no trabalho, nas lojas, nos supermercados, enfim, na vida cotidiana e no âmbito profissional. Você pode verificar como é útil a calculadora neste estudo: Como tirar porcentagem na calculadora. Porém, na sala de aula é muito importante que o aluno faça e refaça as contas no caderno sem o uso da calculadora.

Muito grato. Obrigado pela sua paciência. Espero ter ajudado. Volte sempre. Se ajudei, comente (mas, identifique-se). Boa sorte!

64 comentários:

  1. Obrigada pelos exercícios em seu blog, foram muito úteis pra mim!

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  2. Valeu sem o seu blog eu estaria ferrada...Pq o meu professor de matematica pediu para fazer 10 exercicios sem essse blog eu acho qe eu estaria super ferrada obrigado mesmoo bjus

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  3. Obrigada pelos exercícios, só assim pude ajudar o meu filho para a prova do último bimestre, e a oportunidade de relembrar o que já estudei muitos anos atrás. Está de Parabéns.

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  4. realmente me ajudo muito nas provas
    mt obrigado

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  5. ótimo assim se aprende mais... om clareza e objetividade. Professora da Eja

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  6. Muito bons os exercícios...

    só uma coisinha, a resposta do 5 tem um erro: com o calculo encontrou x=25 e na resposta esta 20.

    Beijos

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  7. Obrigado Jady. Digitei o correto: 25.

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  8. boas respostas eu sou professora de mat e são calculos além do que estudei

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  9. nossa como foi legal revisar esse conteúdo ,obrigada!
    atenciosamente
    Cleciana.

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  10. os exercicius me ajudaram bastante e tiraram as minhas duvidas,obrigada!

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  11. edelson estas aulas foram muito ulteis pra mim obrigado Elisio

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  12. adorei os exercicios eles me ajudaram bastante

    Ana Tucano-ba

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  13. os exercicios me ajudaram bastante obrigado

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  14. Muito boa explicação...me ajudou muito nos meus estudos.

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  15. obrigada, as explicações me ajudaram muito.

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  16. Valeu brother tava estudando para física porque fiquei de recuperação , agora com esse blog vo tira uns 10 mano brow ! vlw !

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  17. oi Elisio....
    nossa parabens pelo o blog...
    mais gostaria q vc me tirasse esse duvida

    1. Reparti 230 bolas entre minhas tres sobrinhas que têm respectivamente 4, 5, e 8 anos. quantas balas recebeu a mais nova se a divisão foi feita em partes inversamente proporcionais à idade?

    2. quantas garrafas de 6 di são necessárias para engarrafar a bebida que está num recipiente de capacidade igual a 3I

    obs: eu ñ sei se é dL ou di e HL ou HI.......

    vc ira me ajudar bastante se resolver esse exercico pra me. muito obrigada

    waleskarba@hotmail.com

    qualquer resposta podemos nos comunicar por email

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  18. parabens adorei seus exercicos me ajudaram bastante
    waleska

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  19. Olá Waleska, tudo jóia?

    Veja se é isso que você quer:

    1. Reparti 230 bolas entre minhas tres sobrinhas que têm
    respectivamente 4, 5, e 8 anos. quantas balas recebeu a mais
    nova se a divisão foi feita em partes inversamente
    proporcionais à idade?

    Primeiro passo: determinar os números inversos a 4, 5 e 8.
    Veja:

    Inverso de 4 é 1/4.
    Inverso de 5 é 1/5.
    Inverso de 8 é 1/8.

    Realizar a operação:

    a/(1/4)=b/(1/5)=c/(1/8)=(a+b+c)/(1/4+1/5+1/8)=

    230/((10+8+5)/40)=230/(23/40)=

    230.40/23=10.40=400.

    Acima, usamos o mínimo múltiplo entre 4,5 e 8 que é igual a 40.

    a/(1/4)=400→a=400.1/4=100 bolas.
    a/(1/5)=400→a=400.1/5=80 bolas.
    a/(1/8)=400→a=400.1/8=50 bolas.

    Note que a sobrinha mais nova (de 4 anos) recebeu 100 bolas.

    2. quantas garrafas de 6 di são necessárias para engarrafar
    a bebida que está num recipiente de capacidade igual a 3I

    Sabemos que

    1 litro (l) = 10 decilitro (dl) = 100 centilitro (cl) = 1000 mililitros (ml)

    1 dl = 10 cl = 100 ml

    1 cl = 10 ml

    1 decalitro (dal) = 10 l = 100 dl = 1000 cl = 10000 ml

    1 hectolitro (hl) = 10 dal = 100 l = 1000 dl = 10000 cl = 100000 ml

    1 quilolitro (kl) = 10 hl = 100 dal = 1000 l = 10000 dl = 100000 cl = 1000000 ml

    Da primeira relação acima, notamos que

    1 litro (l) = 10 decilitro (dl).

    Note que em 1 litro (1l) cabem 10 decilitros (10 dl), portanto, em 3 litros (3l) cabem 30 dl.

    Do problema, notamos que em 1 garrafa cabe 6 dl, quantas garrafas utilizarei em 30 dl?

    1 garrafa --------> 6 dl
    X -----------------> 30 dl

    X = 30/6 = 5 garrafas.

    Espero que seja isso que você está precisando resolver. Enviei para o seu e-mail também.

    Grato,

    Elísio.

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  20. Estou cursando segundo ano de matemática achei muito bom os estudos Elisío estou tirando varias duvidas, pois breve estarei dando aulas é preciso entender bem a matéria para que eu possa estar ensinando de forma que os meus alunos não vejam a matemática como se fosse coisa de outro mundo obrigada. oK.

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  21. Nossa que maneiro neh!? Fantastico este blog, puxa aprendi muito acho que é desta que passo para o 10ºano porque já ando no 9ºano a cerca de 3 anos aqui em Gaia em Portugal, brigada mesmo galera! Beijoes nessas caras lindas!

    Milena Fernanda

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  22. Estou impressionada,gostaria que todos os professores das escolas publicas tivessem esse amor pelo que fazem como você. Parabéns continue assim vou indicar esse blog para todos os meus amigos!

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  23. muito obrigado os exercicios me ajudaram muito um abraço

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  24. legal,sem esse blog eu estaria ferrada...

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  25. Elísio meus Parabéns pelo seu blog.Estou aprendendo muito com seus ensinamentos valeu

    Por favor coloque mais exercícios eu vou prestar um concurso e preciso aprender mais regras de três simples e aprender como se resolver as questões que tenham as grandezas inversamente proporcionais grato e muito obrigado

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  26. foi mto usado no meu trabalho

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  27. Olá Elísio,

    No exercício 3, fiz solucionando o problema sem olhar a resposta, mas após consultar a resposta, vi que o seu cálculo está com um "0" a mais, fiquei confusa mas depois percebi que foi um erro de digitação. seria então:
    40x = 4.70
    40x = 280 (e não 2800)
    x = 280/40 = 7

    Abraço e obrigado pelas dicas.

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  28. Olá!
    adorei os exercícios e a ótima explicação deles!
    este blog foi fundamental pra meu aprendizado, pois me ajudou muito!!
    obrigada por tudo!

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  29. Adorei, me ajudou muito.Obrigada!!

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  30. Obrigada ! ajudou muito , tenho que praticar pra estudar pra minha prova de mat ! exercicos otimos

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  31. estava super confusa.e presisava entender tudo em pouco tempo,esses exercicios me ajudaram muito.

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  32. nossa adoreiii tá de parabéns
    me ajudou muitoooo
    se ñ eu iria ficar de recuperação
    em MATEMÁTICA é a minha pior matéria
    do mundooooo
    odeio o miguel

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  33. Boa noite!
    Estou estudando para um concurso, e já não me lembrava mais como era a regra de três simples. Quero agradecer, póis foi muito útil para meus conhecimentos recordar, com uma pessoa que expessa tão bem o que as vezes não aprendemos na escola. Você está de PARABÉNS, vou indicar o seu blog para meus amigos.
    Grata,
    PATRÍCIA DUTRA

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  34. foi de muita ajuda consultar seu blog pois me possibilitou grandes conhecimentos, muito obrigada por essa oportunidade de aprender cada vez mais.

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  35. Sou professora e iniciei a pesquisa afim de ajudar minha filha que está no 7º ano. Achei ótimo e parabenizo sua inciativa. Sempre acreditei no professo da escola pública e você é um dos exemplos que comprova isto.
    Nádia

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  36. você me ensinou em 10 minutos o que meu professor não conseguiu em 4:30 horas vlw!! sou aluno do sétimo ano

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  37. achei muito perfeito etudei para a prova e passei

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  38. eei mtmtmtmtmt OBG me ajudou mto msm.Acertei todos os exercícios mtmt brigadinhaa ! *-* (:

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  39. o texto me ajudou muito,muito obrigada Elísio,quando eu olhei entendi bastante,e fiz a avaliação direitinho, tirei uma ótima nota.
    Nem eu esperava.Obrigado mesmo.

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  40. Cara mt obg sem esse blog eu tereia ficado na recu de matematica meu vlw msm eu n sabia de nada, mais ai eu vi os exercicios e aprendi e tava precisando de 8 tirei 9 vlw msm ...........

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  41. Nossa, adorei os exercicios. Muito bom e foi muuito útil para mim e em meus estudos!

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  42. obrigados pelas contas precisei munto !!!!!

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  43. Elísio, boa noite, pois tenho formação acadêmica em Letras (português-árabe) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tenho um fortíssimo apreço pelas Ciências Exatas, em especial, a Matemática.Todos os dias farei leitura de seu blog e tentar fazer o máximo possível de exercícios, pois eles tranquilizam-me demasiadamente.Obrigado por esta digníssima iniciativa.Alex Bonifacio, Bonsucesso, Rio de Janeiro.

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  44. Cara muito obrigado eu estava com muita duvida e vc me ajudou bastante, valeu

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  45. muito legal o seu blog,o bom e que voce vai ensinando passo a passo,estou me preparando para um concurso publico e ele esta sendo muito util.parabens

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  46. estou estudando para um concurso seus exercícios foram muito util para mim,parabéns mesmo voce esta me ajudando bastante.
    bjos.

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  47. Estou estudando para o concurso da SEMEC em Belém do Pará seu exercícios foram esclarecedores, tiram muitas dúvidas que eu tinha, sem falar que exercitei bastante. Continue postando.

    Obrigada!!!

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  48. Elisio orgulhe-se dessa sua iniciativa pois como ver, muitos agradecem. Particularmente relembrei assuntos de anos esquecidos, como a colega falou seria muito importamentes que outros professores tivessem essa mesma inciativa. Orgulhe-se, abraço

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  49. Suas explicações são ótimas...simples de fácil entendimento. Parabéns...Virei fã!

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  50. Elisangela Cesare Faria13 de fevereiro de 2012 às 21:22

    Nossa...muito bom a explicação......agora consegui entender a tal regra de três....
    Muito obrigada.
    Valeu

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  51. Roseglay Campos
    Obrigada Elisio foi de grande importância a sua aula colaborou bastante para o meu aprendizado.
    26/07/2012

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  52. ola! muito obrigado pela sua paciencia dedicada ao blog, moro em londres e preciso fazer uma prova de matematica para um nivelamento de admissao em um college aqui, e gracas aos seu blog estou relembrando e estudando e me preparando para a prova.
    obrigada!!!
    fernanda

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  53. Nossa adorei seu blog, eu tenho muito medo de matemática, parece impossível de aprender, porém com suas explicações. Nossa! da para aprender matemática sem medo.

    Cristiniane

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  54. Jaisla - Estado: Pernambuco
    Muito didático seu blog, parabéns!

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  55. Embora seja letrada, tenho grande apreço pelas equações matemáticas. Sou de Peixoto de Azevedo - MT e trabalaho na rede estadual de ensino, atuo no fundamental e médio. agradeço pelas dicas e convido para seguir meu blog (www.vilmaprojetos.blogspot.com.br)

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  56. Me ajudou bastante, estou com problemas em entender essa regra.

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  57. Ótimo trabalho, continue assim. Muito obrigado!

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  58. gostei muito dos exercícios por favor mande mas exercícios pra mim

    meu e-mail luizdovale45@gmail.com

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  59. Elísio, boa tarde!

    Sou conteudista de Matemática e me deparei com o seu blog procurando por situações problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. De todas as páginas que eu visitei, a sua contém questões com os enunciados mais ricos e contextualizados! Parabéns!

    Saudações,
    Luis

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  60. otimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.