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31 de outubro de 2009

PATRICIA BURCHAT FALA SOBRE A MATÉRIA ESCURA

Matéria escura
Atualmente, calcula-se que a matéria escura corresponda a mais ou menos 95% do Universo conhecido. Esse tipo de matéria é, ainda, de natureza desconhecida pois não podemos observá-la diretamente, ou seja, sua detecção torna-se muito difícil a sua detecção. Porém, sabemos que ela existe devido às observações feitas sobre seus efeitos na matéria normal ou luminosa. A física de partículas, Patrícia Burchat, estuda a estrutura e distribuição da matéria escura e a energia escura. Estes ingredientes misteriosos não podem ser medidos de forma convencional, mas formam um quarto da massa do nosso universo, ou seja, são muitíssimos mais abundantes do que as estrelas e galáxias visíveis. Para assistir ao vídeo você precisa ter instalado no seu computador o Adobe Flash Player. Clique em Subtitles Portuguese (Brazil), clique em tela cheia (fullscreen) e bons estudos.


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30 de outubro de 2009

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO


Medidas
Atualmente, na maioria das escolas de nível médio, por experiência própria notamos que os estudantes não possuem muitos conhecimentos sobre transformação de unidades de medida de comprimento. Na Física, em todas as séries do nível médio, por exemplo, na parte de cinemática, termologia, eletrodinâmica, etc. é indispensável que o aluno saiba transformar unidades de medida de comprimento, área e volume. A maioria das situações-problema de Física envolve conhecimentos de transformação de unidades de medidas, por exemplo, como tranformar metros para centímetros, metros para quilômetros, milímetros para metro, quilômetros para metros etc. O aluno deve ficar convencido que não poderá resolver problemas que envolvem essas situações sem antes aprender sobre essas transformações. Nesse estudo tentaremos proporcionar os conhecimentos necessários para que o aluno aprenda a transformar as unidades de medida de comprimento. Portanto, não esqueça:

"É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO 1º, 2º E 3º ANO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE COMPRIMENTO. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM.
BONS ESTUDOS."


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29 de outubro de 2009

NOTAÇÃO CIENTÍFICA

Notação científica
A notação científica é uma notação matemática empregada para expressar números grandes como diâmetro de sóis, anos-luzes, densidade de buracos negros e também para expressar números bem pequenos como diâmetros atômicos, carga elétrica elementar, constantes físicas, etc. Diversas ciências utilizam a notação científica, dentre elas destacam-se a Cosmologia, Astronomia, Astorfísica, Física, Matemática, Química, Nanotecnologia e muitas outras. Ao final deste estudo, o aluno deverá saber representar qualquer número em notação científica. Cada questão estudada deverá ser refeita no seu caderno. Portanto, papel e lápis nas mãos e lembrem-se:

É NECESSÁRIO QUE TODOS OS ALUNOS DE FÍSICA DO 1º, 2º E 3º ANO PRATIQUEM EXERCÍCIOS SOBRE NOTAÇÃO CIENTÍFICA. PARA VISUALIZAR MELHOR ESTE ESTUDO CLIQUE NO FULLSCREEN E DEPOIS NO ZOOM. BONS ESTUDOS.


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27 de outubro de 2009

LABORATÓRIO NORTE-AMERICANO DÁ OS PRIMEIROS PASSOS PARA DETECTAR ONDAS GRAVITACIONAIS

Muito interessante: um laboratório norte-americano que estuda as origens do Universo ainda não conseguiu detectar as ondas gravitacionais previstas pelo físico Albert Einstein há quase um século, mas deu já os primeiros passos importantes. Publicado por http://www.cienciahoje.pt em 20/08/2009. Leia clicando no link abaixo:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34270&op=all
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26 de outubro de 2009

EQUAÇÕES ELEGANTES NA FÍSICA DAS PARTÍCULAS

O padrão do Caminho Óctuplo para os bárions de spin 3/2 envolve dez partículas. Quando o padrão foi proposto, apenas nove partículas eram conhecidas. Em 1962, guiado pela toria e pela simetria do padrão, Gell-Mann disse : "Existe um bárion de spin 3/2, carga -1, estranheza -3 e energia de repouso 1680MeV, aproximadamente. Se procurarem esta partícula ômega-menos, como proponho que seja chamada, estou certo que a encontrarão". Mais tarde, em 1964, uma partícula, com as mesmas propriedades previstas por Gell-Mann, foi encontrada por um grupo de físicos liderados por Nicholas Samios, do Brookhaven National Laboratory. Neste vídeo, Murray Gell-Mann, prêmio Nobel da Física, partilha, com sentido de humor e de modo acessível, o seu conhecimento sobre física de partículas, colocando questões como: será que as equações elegantes são mais correctas do que as deselegantes?

Para assistir, clique no subtítulo portuguese (Brazilian).


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24 de outubro de 2009

CARACTERÍSTICAS DOS BÁRIONS E DOS MÉSONS

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20 de outubro de 2009

O NÚMERO QUÂNTICO BARIÔNICO

Bárions
O neutrino é um lépton, ou seja, é uma partícula que não está sujeita à interação forte. A antipartícula correspondente ao neutrino é o antineutrino. A existência dos neutrinos foi proposta por Wolfgang Pauli, em 1930, para explicar adistribuição de energia dos elétrons e pósitron no decaimento beta e para evitar que a lei da conservação do momento angular fosse violada. Os neutrinos interagem apenas fracamente com a matéria e foram observados pela primeira vez por F. Reines e C.L.Cowan, em 1953, em um reator nuclear de alta potência. O número quântico bariônico é representado pela letra B. Para todos os bárions o número bariônico B é igual a 1, para todos os antibárions o número bariônico B é igual a -1 e para todas as outras partículas o B será igual a zero. Por exemplo, o próton possui um número quântico bariônico B = 1, o pósitron e o neutrino possuem B = 0. Leia o pequeno estudo logo abaixo.

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15 de outubro de 2009

ANTIPARTÍCULAS E ANTIMATÉRIA

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FÉRMIONS, BÓSONS, HÁDRONS E LÉPTONS

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11 de outubro de 2009

PROVA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO E MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS ( 2º DIA)

O Ministério da Educação divulgou no dia 01/10/2009 (quinta-feira) o modelo das provas que seriam aplicadas nos dias 03 e 04 de outubro/2009. No exame foram inscritos mais de 4,1 milhões de canditatos. Visualize a prova:
Clique aqui para visualizar a segunda prova (2º dia)
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PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (1º DIA)

O Ministério da Educação divulgou no dia 01/10/2009 (quinta-feira) o modelo das provas que seriam aplicadas nos dias 03 e 04 de outubro/2009. No exame foram inscritos mais de 4,1 milhões de canditatos. Visualize a prova:

Clique aqui para visualizar a primeira prova (1º dia)
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PROVAS DO ENEM (1º E 2º DIA) - GABARITO DE 10/0UT/2009

O Ministério da Educação divulgou no dia 01/10/2009 (quinta-feira) o modelo das provas que seriam aplicadas nos dias 03 e 04 de outubro/2009. No exame foram escritos mais de 4,1 milhões de canditatos. Visualize a prova:
Clique aqui para visualizar o gabarito das duas provas do Enem
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A SONDA CASSINI E O PLANETA SATURNO

A cientista planetária Carolyn Porco nos mostra imagens da viagem da sonda Cassini a Saturno, dando ênfase à maior de suas luas, Titã, e à gelada Enceladus, que aparenta liberar jatos de gelo. Para assistir, clique no subtítulo portuguese (Brazil).



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O FUNCIONAMENTO DO LHC

Créditos: Revista Época. Foto: CERN.
Clique aqui e veja o infográfico do LHC



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9 de outubro de 2009

INFOGRÁFICO ANIMADO: CICLO DA ÁGUA, USINA HIDRELÉTRICA E TRATAMENTO DA ÁGUA

Clique abaixo e assista a animação das etapas de tratamento de água da ETA da Sabesp:
Etapas de tratamento de água da Sabesp
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4 de outubro de 2009

O FÍSICO BRIAN GREENE EXPLICA A TEORIA DAS SUPERCORDAS

O físico Brian Greene explica a teoria das supercordas - a ideia de que minúsculos filamentos de energia a vibrar em 11 dimensões criam todas as partículas e forças no nosso universo. Clique no subtítulo portuguese(Brazil).



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O COSMOS E A MATÉRIA ESCURA

O astrofísico George Smoot mostra-nos imagens do espaço profundo, e instiga-nos a ponderarmos em como teria sido construído o cosmos com a sua teia gigante de matéria escura e misteriosos vazios. Veja a legenda em portuguese (Brazil).


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PRODUTO VETORIAL E TENSOR DE LEVI-CIVITA

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LIVRO DO SAKURAI – CAPÍTULO 1 - PROBLEMA 2 – PÁGINA 60

Com este problema vamos introduzir nosso estudo sobre Mecânica Quântica e Física-Matemática, recordando vários tópicos da matemática, especialmente envolvendo matrizes. Para resolver este problema é necessário ter conhecimentos básicos sobre matrizes, notação geral de matrizes, matriz quadrada, matriz identidade ou unidade, matriz linha, matriz coluna, matriz hermitiana, vetores, matrizes de Pauli e suas propriedades, traço de uma matriz, forma matricial, operações com matrizes. Visualize em tela cheia clicando em Full Screen.


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2 de outubro de 2009

O QUE DEU ERRADO NO LHC?


LHC
O Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Colisor de Hádrons começou a ser construído a partir de 1998, com a colaboração de mais de 100 países. Com um túnel circular de 27 quilômetros entre França e Suíçade, o acelerador de partículas começou seu funcionamento a partir de 10 de setembro de 2008. Seu funcionamento foi interrompido em 19 de setembro de 2008, quando uma falha mecânica aconteceu no setor 3-4 do acelerador: um vazamento de hélio foi detectado no túnel. As investigações apontaram que a falha foi ocasionada por um defeito na ligação elétrica entre dois ímãs. O CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire)informou em nota que interromperia o funcionamento do LHC  para reparar os danos e realizar possíveis manutenções. Após 14 meses, no dia 20/11/2009, o LHC foi religado. Sua primeira colisão entre prótons foi obtida em 30 de Março de 2010.

O Físico Brian Cox tem dois empregos: trabalha com o Large Hadron Collider do CERN, e explica a ciência ao grande público em geral. Ele é professor da Universidade de Manchester. Neste vídeo vai nos explicar o que deu errado no LHC. Escolha o subtítulo em Portuguese (Brazil).


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